Para muitos o futebol é apenas um jogo, já para o equatoriano Manuel Ángel Zambrano, 59 anos, é ideologia de vida. É com este pensamento que El Rey de Cascorita (o rei da embaixadinha) chegou à cidade de Viamão para acompanhar a seleção de seu país na Copa do Mundo 2014. A copa dos sonhos, é como descreve o torcedor que saiu há dois meses de sua cidade natal, Portoviejo, uma província de pouco mais de 250 mil habitantes, distante 400 km da capital Quito.
Foi uma viagem longa e cansativa, foram em torno de oito mil km pegando carona, passei por Bolívia, Paraguai, Foz do Iguaçu e agora Viamão, cita Zambrano, que segue a seleção de seu país desde 1986, estive presente em quatro Copas América, quatro Eliminatórias e uma Copa do Mundo, faz três anos que assisto aos jogos de local e visitante ressalta Manuel.
El Rey de Cascorita chegou com poucos recursos, porém vestindo o manto de sua seleção e, claro, com uma bola nas mãos não tenho onde comer, dormir, estou contando com a ajuda da comunidade viamonense e da prefeitura, que me acolheram como se eu fosse brasileiro afirma o torcedor.
Perguntado como irá assistir os jogos da seleção ele afirma que torcedores e jogadores irão ajudá-lo vão vir muitos fanáticos para acompanhar nosso país, uns ajudam os outros, nossos jogadores sabem das nossos dificuldades para vir ao Brasil, eles sabem que o nosso apoio é importante. Quando questionado sobre a expectativa da campanha de sua seleção na Copa, ele sorri e fala queremos passar da primeira fase, não temos estrelas no grupo, mas são jogadores que vestem a camiseta e tenho certeza que darão a vida por nosso país conclui Zambrano.
A seleção do Equador definiu Viamão como sede de treinamentos durante a Copa do Mundo de 2014 e será a única equipe a se hospedar no Rio Grande do Sul durante o Mundial. Quarto colocado nas Eliminatórias da Conmebol atrás de Argentina, Colômbia e Chile, e à frente do Uruguai, o Equador volta a disputar a Copa depois de ficar de fora em 2010, na África do Sul.
A seleção equatoriana já disputou dois Mundiais ambos consecutivos, em 2002 e 2006. No Japão e Coréia do Sul foi eliminado ainda na fase de grupos ao perder para Itália e México e vencer a Croácia. Na Alemanha, venceu a Polônia e a Costa Rica e, apesar de perder para os anfitriões, foi até as oitavas de final, onde acabou eliminada pela Inglaterra.
Em 2014, o Equador está no Grupo E, ao lado de Suíça, França e Honduras.