Começou hoje, 22, a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio. O público-alvo da campanha é de 65 mil pessoas e a meta da Secretaria de Saúde de Viamão é vacinar 80% dessa população, considerada grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.
Imunização
A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. Dia 26 será o dia da mobilização nacional e a pasta estará trabalhando com aproximadamente 200 profissionais.
De acordo com a Secretaria, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por Influenza.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Cuidados que podem evitar o vírus
Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
Mantenha os ambientes ventilados.
Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.