Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Noticia dia-dos-povos-indigenas
ABR19
DIA DOS POVOS INDÍGENAS
Hoje, dia 19 de abril, é o Dia dos Povos Indígenas. A cidade de Viamão conta com a presença de três comunidades indígenas: em Itapuã (Aldeia Tekoá Pindó Mirim); no Cantagalo (Aldeia Tekoá Jatai’ty); e, na Estiva (Aldeia da Estiva). Todas essas comunidades indígenas possuem escolas bilíngues e têm a garantia de serem alfabetizadas na sua língua materna e, depois, em português. Têm, ainda, atendimento de saúde primária dentro da própria comunidade, com médicos, enfermeiros e profissionais da odontologia.   Conhecer um pouco dessas populações, sua história e cultura é de fundamental importância para uma educação voltada para a diversidade, para o respeito a todos os povos e para a reescrita de uma história local. Confira, abaixo, o artigo da professora e historiadora da Rede Municipal, Gislaine Borba Ramos:   Lei Federal 14.402/22: Dia dos Povos Indígenas   Gislaine Borba Ramos - Professora e Historiadora da Rede Municipal   Desde julho de 2022 houve alteração da nomenclatura em relação ao dia reservado para as homenagens aos povos originários. O “Dia do Índio”, Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, foi revogado e passou a vigorar o Dia dos Povos Indígenas. A mudança de legislação e de nomenclatura não foi apenas um ato burocrático, mas propõe um novo olhar e debates sobre os povos originários no Brasil, com o objetivo de valorizar os diferentes aspectos sociais, culturais e históricos dessa parte da população que sofreu, e ainda sofre, preconceito e discriminação. Além disso, o termo “índio” vem do vocabulário dos colonizadores europeus a partir do contato com os nossos povos originários, carregando consigo a violência do processo de colonização em todo o Brasil. A presença indígena em Viamão pode ser verificada muito antes da presença de europeus e africanos. Pesquisas e trabalhos de arqueologia vem demonstrando que em torno de 2 mil anos atrás já havia presença constante de indígenas pelo território que hoje se encontra a cidade. Houve também contato de diferentes povos indígenas, que circulavam ou se estabeleciam por esse território. A cidade de Viamão tem em torno de 37 sítios arqueológicos investigados, em que através de vestígios do passado é possível verificar essa presença tanto no período pré-histórico quanto no histórico. Duas regiões importantes são a de Itapuã e a região próxima a parada 50 de Viamão, em que foram encontrados diversos vestígios, demonstrando a presença indígena nestes locais. Conhecer e valorizar a presença indígena tão antiga em nosso território é fundamental para a nossa história local. Com a chegada dos portugueses, tropeiros que estavam de passagem ou que vieram para se estabelecer como estancieiros, o auxílio e conhecimento dos indígenas foi fundamental para o acesso à água potável, para a abertura de estradas e deslocamentos destes europeus pela região. Após o estabelecimento dos estancieiros em Viamão, em torno de 1730, muitos indígenas foram mantidos como “índios administrados”, uma forma de escravização a que estes indígenas eram submetidos, sendo obrigados a realizar o trabalho nas estâncias, o que foi reduzindo com a chegada dos negros escravizados. Temos ainda um grande vácuo sobre a história das populações indígenas após este período inicial da colonização, muitos aspectos que precisam ser revisados. No entanto, eles foram membros importantes na formação dessa sociedade e não podem ser invisibilizados ou esquecidos na construção desta história.   A cidade de Viamão conta com a presença de três comunidades indígenas: em Itapuã (Aldeia Tekoá Pindó Mirim), no Cantagalo (Aldeia Tekoá Jatai’ty) e na Estiva (Aldeia da Estiva). Todas essas comunidades indígenas possuem escolas bilíngues e têm a garantia de serem alfabetizadas na sua língua materna e depois em português. Têm, ainda, atendimento de saúde primária dentro da própria comunidade, com médicos, enfermeiros e profissionais da odontologia. Conhecer um pouco dessas populações, sua história e cultura é de fundamental importância para uma educação voltada para a diversidade, para o respeito a todos os povos e para a reescrita de uma história local. Fundamentada pela Lei 11645/08, a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano letivo, não ficando restrita apenas a uma data comemorativa. No entanto, é dever de cada um de nós evitar a reprodução de estereótipos e preconceitos ligados aos indígenas, como fantasias de “índios”, rostos pintados, cocares de penas, músicas pejorativas (como a “vamos brincar de índio”, interpretada por Xuxa), desenhos e histórias infantis que desumaniza-os e os trate como seres mitológicos ou do mundo da fantasia. Atualmente, há a necessidade da busca por novos aportes teóricos e pedagógicos para romper com um passado muito recente e estabelecer olhares mais sensíveis em nossa prática pedagógica em relação à história e cultura indígena, buscando enfatizar a sua cosmovisão, em que há a valorização pelo bem viver como filosofia e prática indígena, princípios de reciprocidade, convivência com os outros seres da natureza e do respeito pela terra, para os indígenas a terra não se restringe a um mero recurso, é a base das relações e espaço para conviver, experiências sustentáveis, importância da oralidade e o respeito aos ancestrais.   REFERÊNCIAS: BARROSO, Vera Lúcia Maciel (org.). Raízes de Viamão: memória, história e pertencimento. Porto Alegre: EST Editora, 2008. DIEHL, Isadora Lunardi. Os indígenas nos campos de Viamão na década de 1750. file:///C:/Users/gislaine.ramos/Downloads/admin,+Gerente+da+revista,+4467-22934-1-PB%20(1).pdf MEC -  http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12989-relacoes-etnico-raciais  
Ler mais
Noticia viamao-forma-rede-de-apoio-intersetorial-para-evitar-evasao-escolar
ABR16
VIAMÃO FORMA REDE DE APOIO INTERSETORIAL PARA EVITAR EVASÃO ESCOLAR
A evasão, o abandono e a infrequência escolar são problemas sérios e precisam ser evitados em todos os municípios. Aqui em Viamão, foi instituída a Rede de Apoio Escolar (RAE), que é um movimento coletivo e intersetorial que visa fazer a busca dos estudantes de 4 a 17 anos que não estão frequentes nas aulas. O objetivo principal é reduzir o índice de abandono e evasão escolar, de forma que os estudantes possam frequentar e desenvolver suas habilidades e competências   A evasão escolar pode ser considerada como a situação em que o estudante, seja aprovado ou reprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte. O abandono escolar é quando o aluno deixa de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas volta a se matricular no ano seguinte. Já, a infrequência, é quando o aluno falta repetidamente às aulas ou tem um número significativo de ausências sem a devida justificativa. Este processo pode afetar, significativamente, o desempenho escolar e comprometer o processo de aprendizagem, além de poder se tornar uma possível evasão escolar.   A primeira reunião, com a presença de sete escolas, aconteceu na quinta-feira, dia 11. Participaram diretores e os responsáveis pela Ficha de Controle de Aluno Infrequente (Ficai) das escolas: Luciana de Abreu (todas as etapas e modalidade EJA); José Loureiro da Silva; Nossa Senhora de Fátima; Cisne Branco; Frei Pacífico; Valdir Jorge Elias; e, Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho).   Compõem a Rede de Apoio Escolar (RAE): – Secretaria Municipal de Educação (SME); – Secretaria Municipal de Saúde (SMS); – Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS); – Conselho Tutelar; – Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica); – Conselho Municipal de Educação (CME); e, – Representante das escolas privadas de Educação Infantil.  
Ler mais
Noticia produtor-de-viamao-recebe-a-primeira-colheitadeira-de-azeitonas-do-brasil
ABR15
PRODUTOR DE VIAMÃO RECEBE A PRIMEIRA COLHEITADEIRA DE AZEITONAS DO BRASIL
Que Viamão tem um dos melhores azeites de oliva do mundo, você já sabe. Mas, você sabia que Viamão também pode ser um dos maiores produtores de azeite de oliva do país? A produção em larga escala está sendo desenvolvida na Vivenda Scapini, pelo engenheiro Roger Scapini. A fazenda, com 580 hectares, possui mais de 210 mil pés de oliveiras e foi a pioneira no país a adquirir uma máquina colheitadeira de azeitonas. “A intenção é trabalhar um ciclo produtivo superintensivo, 100% mecanizado, como ocorre em países como França, Espanha e Itália, grandes produtores mundiais em larga escala de azeite de oliva”, explica Scapini. Diferente das culturas tradicionais de olivais, na Vivenda Scapini os pés de oliveiras são plantados próximos, com corredores de quatro metros. As árvores não podem passar de 2,5 metros de altura e nem de 80 centímetros de largura. Tamanho calculado para ser colhido pela colheitadeira, que tem capacidade para colher duas toneladas de azeitonas por hora. No sistema tradicional, o plantio costuma ter a distância de sete metros entre os pés, precisando de 10 homens para colher 500 quilos de olivas por dia, um quarto da capacidade da máquina por hora. Para o engenheiro, a olivicultura intensiva é a forma de ajudar o país a reduzir a dependência da importação do azeite. O Brasil é segundo maior consumidor de azeite de oliva do mundo, mas produz somente cerca de 1% desse azeite. “A concentração de árvores pode passar de 1.400 unidades por hectare. Somada à mecanização de todos os processos, permite superar todas as escalas no país”, estima Scapini.
Ler mais
Acesso Rápido
Unidades Fiscais
Consulte os Valores
URM - R$ 5,02
Previsão do Tempo
Sexta, 19 Abril
min: 15ºC
max: 25ºC
Previsão para Sexta, 19 Abril
Sábado, 20 Abril
min: 14ºC
max: 26ºC
Previsão para Sábado, 20 Abril
Domingo, 21 Abril
min: 16ºC
max: 27ºC
Previsão para Domingo, 21 Abril
Segunda, 22 Abril
min: 17ºC
max: 25ºC
Previsão para Segunda, 22 Abril
Terça, 23 Abril
min: 18ºC
max: 25ºC
Previsão para Terça, 23 Abril
Quarta, 24 Abril
min: 17ºC
max: 26ºC
Previsão para Quarta, 24 Abril
Quinta, 25 Abril
min: 16ºC
max: 21ºC
Previsão para Quinta, 25 Abril
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia