02 JUL 2019
Professores engajados em transformar o mundo em um lugar melhor

A escola também é o local para aprender a lidar com as emoções!

Essa é a escola do futuro!

Essa é a escola que queremos para os nossos filhos.

Uma escola que ensina os estudantes a lidarem com os conflitos do dia a dia, a pensarem antes de falar ou agir, a lidarem com suas frustrações, a ativar a criatividade e o pensar positivo. É transformar, fazendo a diferença, empoderando os estudantes e suas famílias.

Mas o primeiro resultado é comemorado fora da sala de aula, na vida pessoal do professor, pois a metodologia é aplicada primeiro com ele. “Estamos entregando nosso coração e nossa esperança para vocês! Queremos fazer a diferença na vida dos alunos e isso a gente só consegue com envolvimento. Mas, para isso, o professor também precisa aprender a lidar com as suas emoções, estar fortalecido para poder fortalecer.

Na semana passada, mais uma sementinha foi plantada no coração de cada um dos 32 professores que irão florescer nas escolas. Receberam o material e agora começam a se apropriar e a conhecer o propósito da inteligência emocional”, destaca a diretora-geral da Educação, Nazaré Carvalho.

As aulas de educação emocional acontecerão uma vez na semana, durante um período, mas serão revistas de forma interdisciplinar. Todos os alunos do 6º ao 8º ano de 16 escolas da rede municipal receberão material que servirão de base para ativar as emoções e verem a situação sob vários ângulos, com a habilidade de se colocarem no lugar do outro.

“Aprender a identificar e dar nome ao que está sentindo, reeducando suas emoções e sabendo como lidar com elas”, acrescenta a facilitadora Samara Morais, que estará acompanhando e apoiando o processo. “No segundo semestre começa o curso EAD de 120 horas para os professores. Com o professor emocionalmente saudável, as relações serão mais afetivas, e, por conseqüência, os resultados também serão melhores”, explica Samara.

A meta do projeto, que neste primeiro momento irá atingir mais de 3,8 mil estudantes, é chegar também às famílias, orientando os pais a se envolverem mais na vida de seus filhos, fomentando sonhos e perspectivas de vida.

Pensar antes de agir, a arte da dúvida, a arte da crítica, a arte de determinar nossas escolhas, a arte de ouvir, a arte de expor e não de impor ideias. Além disso, trabalhar com maturidade suas frustrações, dores e perdas, transformando problemas em desafios, desenvolvendo a capacidade empática de se colocar no lugar do outro, focando em uma cultura de paz e valores humanos universais.

“É a primeira vez que essa metodologia vai entrar em sala de aula e vem ao encontro das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estamos muito felizes”, encerra o secretário da Educação, Carlos Bennech.

Saiba mais:

– A metodologia é do médico psiquiatra e escritor Augusto Cury;
– O material didático é multidisciplinar, com kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores;
– São livros, áudios e vídeos que utilizam personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando a inteligência, o gerenciamento de pensamentos e a educação das emoções;
– Durante as aulas, os alunos aprendem a ter controle sobre os cinco principais domínios socioemocionais: conscienciosidade; abertura a novas experiências; amabilidade; estabilidade emocional; e, extroversão.