01 JUL 2019
Tampinha Legal: sua doação pode fazer a diferença
Foto Noticia Principal Grande
Entusiasta da ideia é o professor e coordenador do Departamento de Desporto Escolar da Secretaria da Educação, Ricardo Medeiros.

Você sabia que aquela tampinha de garrafa pet, de suco, de shampoo, do amaciante de roupas, e os lacres das latinhas que você joga fora podem virar dinheiro e ajudar uma bela causa em nossa cidade?

Em Viamão, o entusiasta da ideia é o professor e coordenador do Departamento de Desporto Escolar da Secretaria da Educação, Ricardo Medeiros: "Já temos muitas tampinhas e lacres, mas falta muito ainda para realizar nosso sonho", avisa. O sonho que Medeiros fala é de adquirir 10 cadeiras de rodas especiais, para a prática de basquete. Cada cadeira custa em média R$ 8 mil:

"Queremos reativar nossa equipe de basquete em Viamão, em parceria com a União Viamonense de Pessoas com Deficiência (UVIDEF)", explica.

Depois que as tampinhas forem arrecadadas, a UVIDEF se cadastra no projeto ‘Tampinha Legal’, são eles que acham o melhor comprador. Depois da venda, o dinheiro é depositado na conta da UVIDEF. As entidades são orientadas a separar as tampinhas por cor, o que aumenta o valor agregado do produto, e a armazená-las em sacos de batata, para que haja ventilação e seja evitado o acúmulo umidade. As tampinhas devem estar limpas.

Medeiros avisa que recebe de qualquer jeito: "Juntando e nos entregando a gente dá um jeito. Não precisa separar nem colocar em sacos de batata. Isso a gente resolve. O importante é doar tampinhas e lacres", finaliza.

A sua doação pode ser entregue no Ginásio Municipal, (Rua dos Açores, 951, Tarumã), na Secretaria Municipal da Educação (Calçadão Tapir Rocha, Centro) e em diversas escolas municipais e estaduais do município.

SAIBA MAIS - O ‘Tampinha Legal’ é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. Desta forma aumentamos os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024