25 JUL 2017
COMAN divulga balanço de dois anos

A Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman), criado em maio de 2015, divulgou os números dos seus 2 anos de atividades em Viamão. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais,  Angelo de Oliveira, durante esse período de trabalho foram castrados pelos projetos 512 animais, e doados cerca de 1500 animais, entre cães e gatos. Também foram realizados, através de pedidos pelo Fala Cidadão, no telefone 156, mil visitas sobre maus tratos e abandono.

O projeto Nossos amigos os animais, onde a equipe da Coman visita escolas da rede pública e particular e ministra palestras sobre posse responsável, identificação de maus tratos e formação de tropa de elite mirim de atenção aos animais, atingiu cerca de 2.600 alunos. “No segundo semestre deste ano, queremos atingir mais de 5 mil alunos”, acrescenta Oliveira.

A Coman também é responsável pela Feira de Doação de Animais, que acontece todas às quartas-feiras e sábados, das 10 às 17 horas, no Largo Adônis dos Santos (Centro). Nesses dois anos de atividades foram doados mais de 1500 animais, que saíram das ruas e foram castrados pela prefeitura e por protetores independentes. “Castramos em clínica licitada, 394 animais. Temos a estimativa de atingir mais 1.000 castrações neste ano, de filhotes doados na Feira, originados da prefeitura e das protetoras”, relata.

Outro projeto é o Coman no seu Bairro, que atende as escolas e identifica as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que possuem cães ou gatos, que por situações financeiras, ainda não conseguiram esterilizar os animais e passam o cadastro para a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman). De quinze em quinze dias a unidade móvel da Coman vai até uma escola para buscar os animais e levá-los para a castração. Os cães comunitários necessitam de um voluntário para acolhe-lo nos cuidados pós operatório. Até o momento foram castrados 118 animais, sendo 54 na comunidade da EMEF São Tomé, 28 na EMEF Brasília e 36 na EMEI Cisne Branco.

Saiba mais sobre os projetos:

Como participar da Feira de Adoções?

Para participar da feira aos sábados é preciso estar inscrito no Cadastro Único dos Animais, no site da prefeitura e, após, enviar e-mail para coman@viamao.rs.gov.br ou pessoalmente na Secretaria do Meio Ambiente, esperando recebimento da confirmação.  Nas quartas-feiras o evento é destinado para os animais do Canil Municipal. Cada cidadão pode levar dois filhotes ou três animais castrados, encerrando as inscrições para o dia de cada feira quando atingir 10 filhotes e 10 animais castrados. As escolas também podem se inscrever para as palestras do próximo semestre pelo mesmo email. “Os animais castrados pela prefeitura são chipados e, em breve, todos os animais da feira também serão chipados”, encerra Oliveira.

Como funciona o projeto Coman no seu Bairro?

As escolas identificam as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e que possuem cães ou gatos, que por situações financeiras, ainda não conseguiram esterilizar os animais e passam o cadastro para a Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman). De quinze em quinze dias a unidade móvel da Coman irá até uma escola para buscar os animais e levá-los para a castração. Os cães comunitários necessitam de um voluntário para acolhe-lo nos cuidados pós operatório.

Como funciona o Projeto Nossos Amigos Animais?

A Coman também executa o projeto “Nossos amigos os animais”, onde a equipe da visita as escolas da rede pública e particular e ministra palestras sobre posse responsável, identificação de maus tratos e formação de tropa de elite mirim de atenção aos animais. Durante os dois primeiros anos, foram capacitados cerca de 2.600 alunos. Neste ano, está prevista a capacitação de mais 2.400 alunos, totalizando 5 mil estudantes. A estimativa da Coman é atingir o marco de 1.000 castrações até o final do ano.