09 SET 2014
Desfiles Cívicos levam multidão à Itapuã e ao Centro

Milhares de pessoas prestigiaram e participaram dos desfiles cívicos realizados neste sábado, dia 6, em Itapuã, e domingo, dia 7, no Centro. O público se concentrou nas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes (Itapuã) e Coronel Marcos de Andrade (Centro) para ver as escolas exibirem seus projetos e programas desenvolvidos. Em Itapuã, até os bugios (espécie de macacos que vivem na região) apareceram e fizeram a alegria da garotada.

Itapuã

Em Itapuã, a programação iniciou com a chegada do Fogo Simbólico na Praça da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, conduzida pelo grupo de escoteiros Alencarino Scarpetti e pelos bombeiros civis de Viamão. O fogo foi recebido pelo prefeito que acendeu a Pira. Logo em seguida ocorreu a execução do Hino Nacional, com o hasteamento das bandeiras.

O desfile cívico foi aberto pela banda escolar da Escola Municipal Olympio Coelho de Oliveira. Em seguida desfilaram os grupos de escoteiros de Viamão Alencarino Scarpetti, Dionysio Tonial e Clube de Desbravadores Farol de Itapuã.

Um dos destaques do desfile de Itapuã foi a escola de ensino fundamental até o 5º ano, Podalírio de Oliveira Fraga, localizada na zona rural de Itapuã, que mostrou a a sua Banda de Latas. A escola, com 26 alunos, foi capa do jornal Diário Gaúcho e contracapa do jornal Zero Hora de sábado. O motivo foi os instrumentos de percussão da banda, formados a partir de latas de diversos tamanhos, que emitem sons semelhantes aos instrumentos de uma banda escolar. De acordo com a diretora da instituição, Maria Teresinha Medeiros, a iniciativa surgiu como inventivo à reciclagem e preservação do meio ambiente. A experiência ultrapassou o conteúdo de sala de aula e integrou os alunos de diferentes níveis de ensino. “Conseguimos fazer diferente e alcançar nosso objetivo de formar uma banda, mesmo sem dinheiro, pois 90% do que possuímos foi doado”, encerra Maria Teresinha.

Desfilaram no sábado as escolas municipais Olympio Coelho de Oliveira, Padre Shneider, Felisberto Costa Nunes, Quatorze de Setembro, Podalírio de Oliveira Fraga, Acrísio Prates, Jerônimo Porto, Amador Nunes da Rocha e Frei Pacífico; a escola estadual Genésio Pires e a escola de educação infantil Recanto da Amizade.

Centro

No Centro, o Desfile Cívico foi aberto pelas viaturas da Polícia Rodoviária Estadual, seguidas pelos agentes de trânsito motorizados da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Bombeiros Civis, Moto Clube Viamão, Desbravadores, Clube de Aventureiros, grupos de escoteiros Alencarino Scarpetti e Irmão Dionísio Tonial, e Escola Integração Apae. Após, foi a vez das escolas municipais de Educação Infantil mostrarem os seus trabalhos. Os pequeninos, com idades entre três e cinco anos, não se envergonharam e fizeram bonito na avenida, com a participação dos seus pais. Hora do Conto, Horta, oficinas e Jogos Pedagógicos faziam parte dos projetos desenvolvidos na escola e eram apresentados pelas crianças fantasiadas de super-heróis, bailarinas e personagens das histórias infantis

A escola de ensino fundamental Podalírio de Oliveira Fraga, juntamente com a sua Banda de Lata, voltou à avenida no domingo para apresentar seu talento e sua criatividade, encantando novamente o público presente.

Depois, desfilaram as escolas municipais de ensino fundamental e a Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, que completou 100 anos em março deste ano. O colorido tomou conta da avenida e no meio do evento até mesmo o sol, que ainda não havia feito nenhuma aparição, chegou entre as nuvens e reluziu o brilho das escolas. A oficina de circo da escola Jardim Viamar trouxe palhaços, pernas-de-pau, e contorcionistas para a avenida, proporcionando um show de originalidade. Destaque também para as equipes de balizas performáticas, que fizeram bonito e emocionaram o público.

As bandas e suas evoluções abriam e fechavam os desfiles de suas escolas, além de conquistar muitos sorrisos e agradar o público, que não arredou o pé até o grupo de funcionários da Secretaria Municipal de Educação e a equipe de vigilância da Secretaria Municipal da Administração encerrarem o desfile ao som da Banda Marcial da Escola Setembrina, que também entonou o hino Rio-Grandense.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024