28 ABR 2014
Rodeio da ETA supera expectativas

Público e inscrições das provas campeiras batem recorde e superam as expectativas dos organizadores.

A 34ª edição do Rodeio Crioulo da ETA, realizado de 24 a 27 de abril, aconteceu com muito sucesso. O evento foi uma promoção da Escola Estadual Técnica de Agricultura e apoio da Prefeitura de Viamão. O Rodeio ocorreu no Parque de Exposições Bento Gonçalves, no Passo do Vigário, sede da instituição de ensino. O lema do evento desse ano foi “Vem pra ETA tchê! Onde os laços da integração entre os homens e a terra se sustentam a cada visita tua!”. A programação do 34º Rodeio contou com diversas provas campeiras, tais como, laço, paleteada, rédea e gineteada. Além das competições aconteceram shows e bailes.

O Rodeio reuniu tradicionalistas de diversos municípios. Conforme o diretor geral da escola Evandro Minho cerca de 35 mil pessoas passaram pelo parque durante os quatro dias de evento. “O 34º Rodeio superou todas as expectativas. O evento contou com recorde de público e de inscrições nas provas campeiras, os shows e bailes também ficaram lotados. O rodeio deste ano foi o maior dos últimos doze anos e o apoio da Prefeitura foi determinante para esse sucesso”, ressaltou.

Abertura Oficial

A abertura oficial aconteceu na noite de sábado (26) e contou com diversas atrações. A solenidade foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Viamão.

A cerimônia teve inicio com a execução instrumental do Hino Nacional pelo gaiteiro Jairo Terra. Logo após, as autoridades entraram na pista levando as bandeiras, pilchados e montados a cavalo, ao som da música “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, do compositor Leonardo - participaram da solenidade o diretor da ETA e anfitrião do rodeio, Evandro Minho; o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; o subcomandante da Brigada Militar, João Marcelo; o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Marcos Vinícios Falcão; o diretor geral da Secretaria Estadual de Obras, Dedo Machado; o representante do Sindicato Rural, Marcelo Barcelos; o Patrão do Piquete da Coopernorte, Plácido Ramos; o presidente da União Tradicionalista Viamonense, João Gilberto Azambuja e o coordenador da Festa Campeira do RS (Fecars), Paulo Bernarmino.

Em seguida, entrou na pista um casal de crianças trazendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida – a padroeira dos peões. A Invernada Artística do CTG Armada Grande apresentou duas coreografias - Feito Faca e Homens e Mulheres do Campo. E finalizando a cerimônia de abertura, o cantor Oberdan Pires interpretou à capela o Hino Rio-Grandense, acompanhado pelo grande público que estava presente.

Durante a abertura, o prefeito Valdir Bonatto, em sua fala, deu as boas vindas a todas as pessoas e agradeceu a parceria estabelecida com a Escola. "Desejo um ótimo evento a todos. O rodeio faz parte do calendário municipal e é um dos principais eventos do calendário cultural de nossa cidade" salientou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024