08 MAR 2023
COMDIM
SEMINÁRIO “POLÍTICA PARA AS MULHERES: VIDAS EM TRANSFORMAÇÃO”
Em Viamão, este 8 de março – Dia Internacional da Mulher, teve muita discussão e reflexão sobre o tema “Política para as Mulheres: Vidas em Transformação”. O seminário reuniu seis painelistas no Clube dos Casados, no Centro, que abordaram os desafios e os caminhos a serem superados pelas mulheres.

A Primeira Dama, Cristiany Souza Cruz, acompanhou o prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, na abertura do evento. Magalhães lembra que o país é originário de uma colonização patriarcal, “mas hoje é inadmissível violência de gênero em hipótese alguma”, expressa. “Nosso município está à frente da legislação e aqui não há diferenciação no salário entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. Aqui temos a mesma visão que as mulheres, quando desejam um mundo melhor”, conclui Magalhães.

O secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, destaca que ser mulher é ter a liberdade de ser o que ela quiser ser. “O homem aprende a ser homem com as mulheres. Hoje, nosso governo tem cinco mulheres no comando de secretarias.” E deixa uma mensagem: “Mulheres, não se limitem ao que a sociedade espera de vocês!”

A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Ana Oliveira, fala que está vivendo a realização de um sonho. “Sou militante da luta pelas mulheres e é uma honra para mim estar, hoje, no cargo de coordenadora. O Rio Grande do Sul é composto por 497 municípios. Destes, somente 23 tem a CRM e nós somos um desses”, ressalta. “Viamão também vai além nessa rede de apoio e conta com um abrigo para mulheres em situação de violência.”

A vereadora Denise Guedes fala do avanço das mulheres na política também e comemora o aumento da representatividade de vereadoras mulheres na Câmara. “Passamos de 5% (2016) para 15% em 2021.”

Lei Maria da Penha
A delegada Marina Dillemburg falou sobre as políticas de proteção à mulher. “É preciso olhar a rede como um todo”, destaca. E propõe trocas para construir o conhecimento e fortalecer as mulheres. Fala sobre os tipos de violência e os trâmites dos encaminhamentos. “Estamos trabalhando junto com a Prefeitura para melhorar nosso acolhimento na Sala das Margaridas. “Às vezes a mulher pode levar 10 anos para falar, para se expor, e precisamos ter um acolhimento qualificado para, juntos, pensarmos políticas para a parte social da mulher”.

A promotora de Justiça, Tatiana Alster, trouxe reflexões sobre mudança e ressignificação de vidas, com melhorias nas políticas públicas. “Tivemos avanços significativos no Código Civil, permitindo maior autonomia na lei para as mulheres, inclusive para decidir sobre o seu corpo.” E fez um apelo para cada uma das mulheres presentes: “Somos mulheres e somos responsáveis por mudar paradigmas, que não consideramos saudáveis, nas gerações”, instiga.

Rede de Apoio
O diretor da Guarda Municipal, Silmar Castro, fala que o município está instituindo a Patrulha de Proteção à Mulher, com apoio 24 horas, auxiliando o CRM no deslocamento das vítimas e monitoramento das mulheres que estão com medidas protetivas.

A psicóloga Júlia Zamora abordou os fatores de risco e proteção da Rede. "É muito complexo o acolhimento às mulheres vítimas de violência. É preciso uma rede de apoio afetiva e social para que estas mulheres sejam amparadas, de fato."

Qualificação
A professora Maria Clarice de Oliveira, do IFRS, falou sobre os cursos oferecidos pelo Instituto, tanto de formação educacional, como de formação profissional, preparando a mulher para o trabalho, inclusão na sociedade “e, por consequência, uma transformação social".

A fundadora do Projeto Inspire, Sabrina Bonatto, contou que o projeto acolhe mulheres com câncer de vários tipos. Oferece reuniões presenciais, uma vez ao mês, com compartilhamentos de sentimentos. “Também damos apoio e suporte para medicamentos, cestas básicas e materiais de higiene. Hoje estamos atendendo 26 mulheres diagnosticadas com câncer”, conta Sabrina.

O dia encerrou com um tour à exposição da artista plástica Rosane Vargas, com o tema “Arqueologia do Tempo: Mulheres Insubmissas”. A artista trabalhou com tecido e fez instalações com bonecas e bordados. Ao final do evento, todos os participantes receberam certificado.