16 DEZ 2022
APAE COMPLETA 40 ANOS MOTIVANDO VIDAS❤️❤️❤️
Em Viamão, a APAE foi fundada em 1982, por iniciativa da professora Satut Allem da Veiga, iniciando suas atividades pedagógicas em 1992, em uma sala cedida na escola Stella Maris. O atendimento é voltado a crianças e adolescentes que necessitam de educação e acompanhamento especiais. Nesta sexta-feira, dia 16, a comemoração foi realizada no Clube dos Casados, com todos os alunos e seus familiares.

História
Maria Helena dos Santos, presidente da instituição, foi uma das idealizadoras da APAE Viamão, sendo diretora da instituição até 2007 e retornou em 2021. Esse tempo ela considera como um ciclo importante. “A APAE nunca deixou de existir durante esses 40 anos. É um movimento muito forte e necessário aqui em Viamão. É muito bom estar de volta à APAE. É um sentimento de amor e união muito grande. Eu sinto prazer em fazer parte da história de vida de cada uma das famílias presentes aqui hoje”, expressa a presidente da instituição.

Ampliação
Durante o último ano, a APAE ampliou sua equipe e seus atendimentos, em parceria com o Governo Municipal. A equipe é multidisciplinar, num total de 32 profissionais, com qualificação em pedagogia, psicologia, psicopedagogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e monitores de educação especial.

A Escola de Educação Especial conta com 65 alunos. A Casa de Convivência (para maiores de 18 anos), inaugurada em outubro de 2021, hoje possui 75 frequentadores e oferece oficinas de ioga, dança, música, artesanato e teatro para alunos jovens e adultos, bem como uma proposta pedagógica para inserção ao mercado de trabalho. E, um novo convênio firmado no final do ano passado, o Programa de Inclusão Socioeducacional de Estimulação Precoce e Pedagogia Inicial (Piseppiv), que atende, hoje, 75 crianças de zero a 6 anos.

O prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela APAE. “Quantas crianças e jovens passaram por aqui e puderam se desenvolver e ter uma vida melhor. Viamão vai ter cada vez mais atendimentos melhores para que todos possam viver felizes.” O ex-prefeito e deputado Estadual eleito, Valdir Bonatto, disse estar muito feliz em ver as famílias atendidas pela APAE. “Parabéns a todos! É muito gratificante estar aqui e ver todos integrados e retomando as suas vidas.”

E a festa dos 40 anos teve bolo, salgados e refrigerante para todas as famílias presentes, além de apresentações musicais e dança. Também estiveram presentes: o vereador Thiago Gutierres, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e os secretários Geral de Governo, Rafael Bortoletti; de Educação, Marcia Culau; da Saúde, Michele Galvão; e, da Cultura, Carlos Remi Pacheco.