Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
23
23 NOV 2022
EDUCAÇÃO
1º SIMPÓSIO GABINETE INTEGRADO DE CUIDADO COM AS PESSOAS – ABRINDO NOVOS HORIZONTES
enviar para um amigo
receba notícias
Começou hoje (23) o 1º Simpósio Gabinete Integrado de Cuidado com as Pessoas (GIP). O evento está sendo realizado no teatro da Facesi e é destinado a todos os profissionais que atuam no GIP Educação. De acordo com o coordenador, professor Sander Severiano, “vamos fazer uma análise e mostrar tudo o que foi feito neste primeiro ano de trabalho e abrir novos horizontes para projetar ações para 2023”.

A secretária de Educação, Marcia Culau, falou que o GIP dentro da escola foi fundamental para que os estudantes voltassem a frequentar as aulas de forma presencial, depois de quase dois anos em casa. “Enquanto professora, para mim é um sonho de consumo ter psicóloga, assistente social, entre outros especialistas, dentro de uma escola, porque sabemos que muitos alunos possuem vontade, mas também uma série de dificuldades que atrapalham na sua aprendizagem.”

O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, destacou a importância do trabalho de cada um que faz parte do GIP. “Nós temos as ideias, mas quem executa, quem pode fazer a diferença na vida das pessoas são os nossos profissionais. Para 2023, nosso desafio continua. O que mais podemos fazer pelas pessoas nessa retomada da vida?”

Mesa Redonda
Após a abertura, aconteceu uma mesa redonda com a presença de todas as secretarias envolvidas (Educação, Saúde, Cidadania e Assistência Social, Cultura e Esporte e Lazer) e do idealizador do GIP, o ex-prefeito de Viamão, deputado Estadual eleito, Valdir Bonatto. O ex-prefeito conta que o GIP foi pensado a partir das cinco secretarias que cuidam das pessoas e que concentram cerca de 50% dos investimentos da Prefeitura.

“Inicialmente, tivemos o cuidado com a saúde, com medidas preventivas e curativas. Paralelamente, iniciamos as medidas assistenciais, com a entrega de cestas de alimentos às famílias dos estudantes ou a famílias em situação de vulnerabilidade nutricional. Mas faltava o apoio socioemocional, o cuidado com a saúde mental, com profissionais especializados que pudessem atender dentro das escolas. A importância da escuta, do afeto, de perceber a singularidade de cada estudante”, relembra Bonatto.

O trabalho é inédito e envolve grande parcela da população. As secretarias trabalham de forma integrada e o GIP já recebeu prêmios em nível estadual e nacional. O Simpósio vai até sexta-feira, dia 25, e abordará temas com ênfase no trabalho da equipe na Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação Especial, EJA, Casa de Convivência, entre outros.
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia