16 NOV 2022
EDUCAÇÃO FISCAL: DIA DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, as secretarias da Educação e da Fazenda promoveram um encontro de troca de experiências entre as 14 escolas participantes do Programa de Educação Fiscal. A reunião foi realizada no auditório do Centro de Formação Walter Graff, pela manhã, e contou com a presença de um representante de cada escola, bem como com a representação das secretarias de Educação e da Fazenda.

A professora e coordenadora Adjunta do Programa Educação Fiscal na Prefeitura de Santa Maria, Adriana Pereira, realizou um breve relato, por videoconferência, sobre como estão desenvolvendo o programa nas escolas do município há 20 anos.

Lá, os estudantes participam de concursos e tarefas, ampliando o entendimento sobre o assunto. “Fechamos parceria com a Receita Federal e recebemos doações de produtos apreendidos, os quais destinamos a premiar os estudantes que participam das atividades. Exemplo disso foi a criação dos mascotes da Educação Fiscal – Integrando Saberes, dos quais os alunos fizeram desenhos e deram nome aos personagens, ou Mercadinho do Varal da Cidadania, os quais os estudantes trazem nota fiscal de casa e podem escolher um produto exposto, doado pela Receita Federal”, explica Adriana.

Neste ano, algumas escolas engajaram-se no Programa de Educação Fiscal, mas, de acordo com a diretora Pedagógica, Katilene Medeiros, em 2023, a abordagem do tema será ampliada, qualificando ainda mais os trabalhos em sala de aula. “Durante este semestre, os professores foram capacitados e proporcionamos trocas de experiências com outros municípios que já desenvolvem o Programa, de forma a tornar o tema mais dinâmico e atrativo”, encerra Katilene.

Aqui em Viamão, 14 escolas fazem parte do projeto-piloto: EMEI Monte Alegre; EMEI Santa Cecília; EMEI Terezinha Prates Chiden; EMEI Padre Réus; EMEF Brasília; EMEF Dom Diogo de Souza; EMEF Farroupilha; EMEF Possidônio da Cunha; EMEF Anita Garibaldi; EMEF Humberto de Campos; EMEF Apolinário Alves dos Santos; EMEF Coracy Prates da Veiga; EMEF Catorze de Setembro; e, EMEF Frei Pacífico.