Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
ABR
12
12 ABR 2022
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente oferece mudas nativas na Feira do Peixe
Foto Noticia Principal Grande
Estande da Secretaria de Meio Ambiente para doação de mudas nativas
enviar para um amigo
receba notícias
Viamão é conhecida por ser uma cidade verde! Uma das razões para isso é a Lei de Licenciamento Ambiental (5159/2022), que prevê que para cada árvore que se derruba, outras oito devem ser plantadas. O cidadão recebe a licença mediante doação de mudas de espécies de árvores nativas. E sabe o que acontece com as mudas nativas doadas? Elas são ofertadas para a comunidade.

De hoje (12) a 14 (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) estará na 26ª Feira do Peixe, doando mudas de árvores. Nesta terça e quarta-feira, a Smma estará no Centro, na Praça da Matriz, e, na quinta-feira, dia 14, estará junto à Feira em Águas Claras, na parada 87. São espécies de Ingá-feijão, Ipê-amarelo, Cerejeira, Carobá, Butiazeiro, Araticum, Guabiroba-crespa, Guabiju, Goiaba-serrana, Quaresmeira e Pata-de-vaca.

Antônio Prestes, morador do Jardim Viamar, aproveitou a manhã de folga para buscar uma muda de Ipê-amarelo para plantar no pátio da sua casa. O mesmo fez Sílvio Borba, morador do Fiúza, que aproveitou para levar mudas de Ingazeiro, Ipê-amarelo e Cerejeira. “Tenho um sítio e quero mais sombra no terreno para a temperatura ficar mais amena no verão.”

Rogério Busato estava passando pela Praça da Matriz e viu a movimentação dos técnicos do Meio Ambiente. “Estão para doação? Sério? Quero uma muda frutífera!” E, assim, levou uma muda de Araticum. As mudas estarão disponíveis para retirada das 9 às 17 horas. Durante o período, um técnico da Smma irá orientar quanto ao plantio.

De acordo com o biólogo Fábio Mendes, “a contribuição de cada cidadão ao plantar árvores é muito importante, pois as árvores proporcionam melhoria de nosso ambiente, despoluindo o ar, dando sombra, flores, frutos e abrigo para diversos seres vivos.” A escolha do local onde as mudas serão plantadas é muito importante. “É preciso escolher um local que não tenha cabos de energia elétrica passando, que não tenha encanamento próximo e nem muros e casas muito próximos”, complementa Mendes.

Nesta ação estão sendo ofertadas 400 mudas. Cada cidadão pode levar até três mudas. Junto à mudinha, a Smma confeccionou uma etiqueta desejando uma “Feliz Páscoa e um mundo mais verde para todos”.
Seta
Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia