23 SET 2013
Centro de Processamento de Resíduos entra em operação no Aterro Municipal

O aproveitamento do material inerte depositado no aterro sanitário passa a ser realidade no município. Foi inaugurado na tarde da última quinta-feira, 19, o Centro de Processamento de Resíduos Passo do Morrinho. Na solenidade de abertura do local o prefeito Valdir Bonatto relembrou a visita ao lixão no dia 2 de janeiro deste ano, quando, segundo ele, o que se viu no local assustou e preocupou a administração municipal. Deste então a prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações para melhor o aspecto do aterro e tratar da questão ambiental de maneira responsável. No galpão construído no aterro está instalada a máquina que fará os blocos de concreto, a partir da caliça da construção civil, e que serão utilizados na pavimentação da cidade.

Em janeiro deste ano, a prefeitura regulamentou a entrada de empresas que depositavam material no aterro por meio do cadastro destas empresas e com a cobrança de uma taxa, valor este que viabiliza o trabalho da cooperativa. A partir da instalação da cooperativa já foram recuperados quase quatro hectares do total de 26, que se encontravam totalmente impactado com lixo contaminado.

Cléo Fontoura, responsável técnico da cooperativa que gerencia o trabalho no aterro, destaca a parceria do poder público municipal com a cooperativa a fim de buscar as melhores soluções para um problema que atingi várias cidades, “este processo vem se construindo desde o início do ano e demonstra uma visão empreendedora por parte do executivo de Viamão, que busca o melhor aproveitamento das 290 toneladas/dia de material inerte que este espaço recebe”, relatou.

Já o prefeito Bonatto reforçou o compromisso do governo em administrar de maneira responsável e sustentável as questões ambientais da cidade, “em janeiro identificamos o problema e fizemos um levantamento da área, onde todo o material depositado estava misturado, para posteriormente tratar da separação. Em fevereiro buscamos a cooperativa que atualmente opera no aterro para que começasse a recuperar o local. No mês de maio organizamos o espaço e demos início à fabricação dos primeiro blocos de PAV’S. Com todo este trabalho, buscamos gerar emprego e renda, transformando o lixo em riqueza”, destacou.

A máquina que está em funcionamento no galpão e que produz os blocos de PAV’S é de propriedade do município e está cedida à cooperativa. O equipamento foi adquirido há alguns anos, mas entrou em operação apenas agora. O material fabricado no aterro possui a certificação da Fundação de Ciência e Tecnologia - CIENTEC, o que garante sua utilização para fins de calçamento.

Acompanharam a solenidade os secretários municipais Valdir Elias “Russinho”, de obras e viação, e Luiz Carlos Telles, do desenvolvimento econômico, o Tenente Coronel Marcelo Giusti, Comandante da Brigada Militar, Tenente Marco Antônio Fraga, Comandante do Corpo de Bombeiros de Viamão e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Armando Azambuja, que juntamente com o prefeito Bonatto e o vice André Pacheco entregaram os certificados do curso de combate a incêndio e primeiros socorros aos colaboradores que trabalham no galpão.