16 SET 2013
Prefeito anuncia na Câmara de Vereadores novidades na área de transportes e trânsito

Na semana repleta de comemorações alusivas ao aniversário de 272 anos de Viamão, o prefeito, Valdir Bonatto, anunciou na noite da quinta-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores, novidades na área de transportes e trânsito. O compromisso assumido com os movimentos sociais, que solicitaram a redução da passagem do transporte coletivo municipal, recebeu uma resposta. Bonatto anunciou a redução da tarifa, a chegada de seis ônibus novos para as linhas municipais e a licitação para o transporte público. Na área do trânsito, o prefeito apresentou o projeto de estacionamento rotativo para a área central.

De acordo com Bonatto, o governo municipal, em conjunto com representações da sociedade civil, OAB e empresas de transporte coletivo, realizou um estudo para que fosse possível reduzir o valor da passagem da linha municipal, de R$ 2,85, para R$ 2,75. “Fizemos várias reuniões e estudamos um valor de forma responsável, sem reduzir a receita, com acompanhamento de técnicos e levantamento das linhas municipais. Cabe lembrar que este governo não permitiu o aumento da tarifa, que acontecia sempre nos meses de fevereiro ou março, e agora estamos apresentando uma redução real de dez centavos”, acrescenta.

O procurador do município, Jair Mesquita, que presidiu a comissão do cálculo tarifário destacou os estudos técnicos realizados para que a redução fosse feita de maneira responsável, “esta comissão preocupou-se em fazer uma análise detalhada das linhas do município, para que a redução da tarifa fosse sustentável, a fim de atender os anseios de todos os envolvidos, poder público, empresas e comunidade em geral. E este estudo hoje permitiu a queda do valor da passagem sem que o serviço sofresse qualquer alteração”, ressaltou o procurador.

Além da redução tarifária, outro item implantado através dos estudos da comissão será a integração de linhas, onde o passageiro que se deslocar que um local a outro e utilizar mais de um ônibus pagará apenas a diferença da maior passagem, por exemplo: o usuário que se deslocar da itapuã para a Santa Isabel pagará de Itapuã ao centro o valor de R$ 6,30, e do centro até a Santa Isabel não pagará a passagem mínima.

O novo valor da passagem passa a valer a partir do dia 1º de outubro.

Outro compromisso assumido com os movimentos sociais também foi anunciado: a licitação para as linhas de transporte coletivo municipal. Junto a isso, o prefeito falou da chegada de seis novos ônibus adaptados para a frota do transporte coletivo. “Nossa cidade cresceu muito e se desenvolveu ao longo destes 272 anos. O número de veículos circulando pela região central também é crescente e o número de vagas para estacionamento continua o mesmo. Entregamos um projeto à Câmara de Vereadores para a implantação do estacionamento rotativo em cerca de 10 ruas da região central. Com isso, estaremos atraindo mais consumidores para o Centro, que hoje desistem de comprar pela falta de vagas”, explica Bonatto.

O projeto foi apresentado pelo prefeito e está na Câmara de Vereadores à espera de votação. Com a implementação do serviço, serão proporcionadas aproximadamente 750 vagas através do sistema rotativo, onde o cidadão terá isenção por até 15 minutos, podendo ocupar a vaga por até duas horas, mediante pagamento de taxa. Uma parte do valor arrecadado será revertida para o município investir em melhorias para a população. “Estamos construindo junto à Câmara de Vereadores um diálogo aberto, transparente e franco no que tange as mudanças que buscamos para a cidade, e o legislativo tem sido muito parceiro no entendimento de que a cidade precisa avançar em muitos aspectos para que o desenvolvimento ocorra de maneira responsável e sustentável”, acrescente o prefeito.