16 SET 2013
Prefeitura anuncia nova Unidade de Pronto Atendimento para Viamão

As festividades comemorativas ao aniversário da cidade começaram com ótimas notícias para a população. Na noite da quarta-feira, 11, o prefeito Valdir Bonatto anuncio a instalação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no município. O anúncio contou com a presença do secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, que destacou que a vinda desta unidade em Viamão fortalece o atendimento à atenção básica e aumenta a capacidade de atendimento deste serviço no município, “em parceria com o governo municipal, o estado vem buscando qualificar os serviços de saúde na cidade de Viamão, para isso firmanos acordos com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão que viabilizarão a oferta de 100 novos leitos na instituição, estamos tratando da instalação do hospital regional em área que atenda de forma efetiva a população viamonense e a construção desta UPA vem colaborar com os atendimentos pré-hospitalares”, reforçou o secretário estadual.

A secretária municipal da saúde, Sandra Speroto agradeceu ao estado por ter atendido a solicitação do governo municipal de alterar o local de instalação da UPA, que inicialmente estava programada para ser construída próxima a unidade que já existe na parada 44.

Já o diretor administrativo da secretaria estadual de obras, Ederson Machado, ressaltou que a construção da nova UPA 24 horas é uma das principais obras dos últimos anos em Viamão.

Juntamente com o anúncio da instalação da UPA, o superintendente da SUSEPE – Superintendência dos Serviços Penitenciários – Gelson Treiesleben, informou que a instituição está providenciando a desocupação do Instituto Penal de Viamão – IPV, e assumiu o compromisso com a população de zerar nos próximos meses o número de detentos no local. Atualmente o IPV conta com 94 detentos do regime semi-aberto.

Para o prefeito Bonatto o momento é de consolidação de um sonho da comunidade viamonense, e a instalação desta Unidade de Pronto Atendimento na parada 36 vem atender um projeto do executivo municipal de territorializar a saúde em Viamão, “esta UPA vai atender uma demanda de mais de 75 mil moradores do 4º e 8º distritos e queremos transformar esta região da cidade, hoje não vista com bons olhos pela sociedade, em um espaço de convivência para as pessoas.

O investimento na construção da UPA Tipo III será de R$ 4,5 milhões, sendo deste montante, R$ 2,6 milhões oriundos da União, R$ 1 milhão provenientes do governo do estado, que segundo Ciro Simoni o valor já estará liberado no início do mês de outubro, e o restante será de complementação do município. Quando em funcionamento a unidade terá capacidade de atendimento de 450 pacientes/dia e contará com 18 leitos de observação. A previsão do governo municipal é de colocar em operação a UPA até o final de 2014.