16 JUL 2013
Conferência de Assistência Social discute a efetivação do SUAS

A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, no auditório do Novo Lar de Menores, discutiu a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS. A palestra realizada pela Doutora em Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul, Mara Oliveira, abriu os horizontes dos participantes para que pudessem se subdividir em eixos e debater o SUAS.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Francisco de Assis Moreira, o município deve avançar e aperfeiçoar o SUAS, com políticas públicas de assistência social e superar os seus limites. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, concorda que o município deve avançar e acredita que a conferência será um marco para Viamão. “Queremos construir políticas públicas com o usuário, com quem utiliza os serviços da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Temos muito que caminhar com vistas a melhorar o atendimento ao usuário.”

Já o prefeito Valdir Bonatto disse que as conferências contribuem com o governo no sentido de apontar os caminhos que a população quer para construir uma cidade com mais qualidade de vida. “As diretrizes tiradas nesta conferência, juntamente com as outras conferências que estão sendo realizadas, serão levadas para o governo a fim de fazermos o planejamento estratégico da gestão.” Bonatto fala que o desafio será aprofundar a discussão de políticas públicas integradas aos 28 mil usuários inscritos no Cadastro Único e poder mudar a vida dessas pessoas”, explica.

Durante o sábado, os grupos discutiram seis eixos: o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do SUAS – vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoração e avaliação; gestão do trabalho; gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios no SUAS; e, regionalização. Após os grupos voltaram a se reunir e apresentaram suas proposições à plenária para construção de diretrizes que serão levadas à Conferência Estadual de Assistência Social, bem como elegeram os delegados que representarão Viamão no evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024