05 JUN 2013
Dia D contra a paralisia infantil acontece neste sábado

A 34ª edição da campanha contra a poliomielite acontecerá em uma única etapa, como foi no ano de 2012, devendo a criança receber duas gotinhas. Neste sábado, dia 8 de junho, Dia D contra a Paralisia Infantil, todas as unidades de saúde de Viamão estarão abertas para aplicar a imunização, no horário das 8 às 17 horas.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, os pais deverão levar a carteira de vacinação da criança para atualização, nas unidades de saúde. “Já estamos há 24 anos sem a doença, graças aos pais ou responsáveis que levam seus filhos para receber a imunização anualmente. É importante esta conscientização para que nunca mais haja casos de poliomielite em nosso país”, explica a secretária.

Além das 16 unidades de saúde, o município terá mais 32 pontos de aplicação da vacina sabin.

Pontos de vacinação para Campanha Nacional da Poliomelite:

1 - UBS Cecília, UBS Lomba, UBS Orieta, UBS Planalto, UBS São Tomé, UBS Centro, UBS Vila Elsa, UBS Luciana, UBS Santa Isabel, UBS Monte Alegre, UBS Águas Claras, UBS Meneguine, UBS Marina, UBS Capão da Porteira, UBS Itapuã, SEI (Serviço Especializado de Imunizações na parada 44) - 16 unidades de vacinação e atualização da carteira de vacinação.

2 - Escolas: Sargento Raimundo, Caldas Junior, Recanto da Lagoa, João Barbosa, São Tomé, Residencial Figueira, Nossa Senhora da Conceição, Glênio Peres, Getúlio Vargas, São Jorge, José Loureiro da Silva, Olímpio Coelho, Jardim, Outeiral, Guerreiro Lima, Monteiro Lobato, Dom Diogo, Frederico Dihl, Barreto Viana, Pocidonio da Cunha, Viamar, Nossa Senhora de Fátima, Rui Barbosa, Zeferino Lopes Castro e Celina WW. - 24 escolas.

3 - Hospital Colônia, Castelinho, Ponto na Praça da Matriz em frente à Catedral, Paróquia Santa Isabel e Campo Jari. - 5 pontos.

Juntamente com os postos de vacinação, a prefeitura irá montar oito áreas de entretenimento, com brinquedos infláveis e outras atividades. Os pontos serão: Paróquia Santa Isabel, Campo Jari, Praça da Matriz, Escola Recanto da Lagoa, Escola João Barbosa, Escola São Tomé, Escola Estadual Adonis dos Santos e UBS Águas Claras.

A meta do município é imunizar 95% das crianças na faixa etária entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, durante os 14 dias da campanha. Quem não conseguir levar o filho menor de 5 anos para receber a dose da sabin neste sábado, a campanha se estenderá até do dia 21 de junho, e estará disponível nas 16 unidades de saúde do município, no horário das 8 às 17 horas.

Cabe lembrar que a paralisia infantil, causada pelo poliovírus, está erradicada no país desde 1990, mas, anualmente, a imunização se faz necessária devido a doença ainda fazer parte de muitos países. O último caso de poliomielite foi notificado no ano de 1989, em Goiás. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença.