27 MAI 2013
Viamão adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A secretaria municipal da educação promoveu na semana passada o evento de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município. O pacto consiste num compromisso dos governos federal, estadual e municipal em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

Participaram da solenidade mais de trezentos professores das séries iniciais da rede municipal de ensino que ouviram da coordenadora do pacto na cidade, professora Zulmara Jobim Soares, que este pacto influenciará diretamente nos índices de avaliação da educação oferecida em todo o país. “Este pacto ás parte de um processo de reorganização do currículo, e da qualificação da alfabetização de nossas crianças”, enfatizou Zulmara.

Já a secretária de educação, Maria Clarice de Oliveira, ressaltou que os docentes participantes deste processo estão investindo em sua profissão, na sua qualificação, e isso vai ser notado na melhora da educação ofertada aos nossos alunos, “o elemento humano é o fator mais importante para o sucesso deste programa” disse a secretária.

O prefeito Valdir Bonatto lembrou sua formação acadêmica em pedagogia, e reforçou que a educação nas séries iniciais é a fase mais significativa na vida escolar de uma criança. “Transformar a vida das pessoas através da educação é um desafio muito grande e o pacto faz parte das políticas públicas de educação na construção de um projeto pedagógico e este processo vai desencadear um grande passo no papel de ensinar e aprender”, destacou Bonatto.

Durante o evento os participantes assistiram à palestra da doutora em educação, Luciana Piccoli, professora adjunta da área de didática e ensino da língua materna no departamento de ensino e currículo da UFRGS. Atualmente é coordenadora do projeto de pesquisa “Letramentos Múltiplos: entre a escola e a rua”.

Na proposta do pacto, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

Já as ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1.
 Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2.
Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3.
Avaliações sistemáticas;
4.
Gestão, mobilização e controle social.

Aos professores que participarem do pacto será pago uma bolsa no valor de R$ 200,00 e aos orientadores este valor será de R$ 700,00. O curso tem duração de dois anos e carga horária de 240 horas. Em Viamão o pacto contará com mais de 280 professores participantes, 13 orientadoras e atingirá quase 8 mil alunos. No país mais de 5.200 municípios já aderiram ao pacto.