O gestor cultural e historiador Vitor Ortiz, autor do livro Histórias de Viamão, participou do processo seletivo da Secretaria de Cultura de Viamão (SMC) para recebimento de recurso da Lei Aldir Blanc, em 2020. Como contrapartida, ele irá gravar cinco podcasts sobre a história de Viamão. Já podem ser conferidos no canal bit.ly/3b2JL0q dois podcasts: Mulheres na História de Viamão (Séc XVIII) – Episódios 1 e 2.
O primeiro episódio relata as histórias das mulheres da família de João de Magalhães - uma das primeiras famílias para se instalar nos Campos de Viamão. O episódio lembra também a condição das mulheres índias, das escravas que engravidavam de seus proprietários e ainda conta a história de uma menina açoriana, que aos 11 anos, em Viamão, recebe uma promessa de casamento do estancieiro da Lagoa dos Barros.
O segundo episódio narra a história da jovem Margarida da Exaltação da Cruz, filha de um dos estancieiros da região dos Campos de Viamão com sua escrava Tereza Tapanhuna da Costa do Marfim. Margarida tinha 13 anos e o noivo entre 40 e 45 anos. A história se passa em 1755.