14 OUT 2019
Vigilância em Saúde realizará seminário direcionado ao idoso

Com o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir riscos à saúde do idoso, relacionados aos modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizará o I Seminário de Vigilância em Saúde Direcionado ao Idoso, dia 22 de outubro, das 8 às 17 horas, no auditório do Centro de Formação Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro). O evento é direcionado aos profissionais de saúde e de assistência social.
De acordo com o secretário de Saúde, Carlito Nicolait, a velhice não pode ser sinônimo de doença. “Não se fica velho aos 60 anos. O envelhecimento é um processo natural que ocorre ao longo de toda a experiência de vida do ser humano, por meio de escolhas e de circunstâncias. E é isso que vamos abordar, um novo paradigma das práticas de saúde, tendo como foco o ‘cuidado’, com ampliação do olhar para além do modelo biomédico”, explica.
O PNAD aponta que hoje há 29.384 milhões de pessoas idosas no Brasil, 14,3% da população. A esperança vida está em 75,5 anos. O IBGE estima que em 2030 o número de idosos será maior que o número de crianças e pré-adolescentes (0-14 anos). Os idosos chegarão a 41,5 milhões, representando 18% da população, enquanto que as crianças e pré-adolescentes serão 39,2 milhões, representando 17,6% da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 1950 a 2025, a quantidade de idosos de país no Brasil aumentará 15 vezes, enquanto que a população total, nesse período, aumentará cinco vezes.
Programação:
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – Conselho Municipal do Idoso – presidente Rita de Cássia Teixeira
10h – Política para o Idoso no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – assistente social Marlene Fiorotti
11h – Fiscalização de ILPIs VISA – fiscal Janaína Lopes e enfermeira Joceli Pilar dos Santos
12 – Intervalo
13h – Doenças Prevalescentes em Idosos – médica geriátrica Constança Luísa Mantelli
14h – Ações da Secretaria Municipal de Saúde voltadas ao idoso – enfermeira Josiane Anselmi
15h – Saúde do Idoso Estadual – psicóloga Joana Veras
16h – Ministério Público – promotora Gisele Moretto