18/06/2019
ENSINO ESTRUTURADO PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA EM LEITURA

Na última semana, os alunos do 3° ano da EMEF DOM DIOGO trabalharam com o livro da coleção de literatura: Cada um no seu lugar – escrito por Maria Olivia de Quadros Saraiva. Na história, homens queriam construir uma torre para chegar ao céu …eles queriam ser como os anjos. Mas de repente eles deixaram de se entender – e a obra foi por água abaixo. Será que alguém não estava de acordo com esses planos?

Ao final da prática, os alunos construíram torres semelhantes às que conheceram durante a leitura, trazendo ainda mais ludicidade para o processo de aprendizagem. A Professora Marta Gutterres aponta que “os alunos estão cava dez mais motivados com este trabalho de leitura. Antes liam rápido. Agora trabalhamos entonação e pontuação para que compreendam melhor o que estão lendo. Vemos hoje em dia que os alunos no ENEM ou na faculdade não conseguem entender. Queremos evitar que nossos alunos passem por esta situação.”

Para a professora Ana Margareti, com esta prática, os alunos tem oportunidade de aumentar o vocabulário. Isto contribui muito para a compreensão de textos. Ela reforça também a importância do acompanhamento do desempenho de cada aluno: “o Ensino Estruturado sistematizou e organizou o processo de trabalho. Nós fazemos testes, avaliamos o problema da turma e podemos trabalhar onde os alunos têm mais dificuldade. Eu sou fã do projeto.”

O Programa de Fluência em leitura está sendo aplicado para todas as turmas de 3º e 4º ano da Rede Municipal de Educação e tem como principal objetivo formar um bom leitor, desenvolvendo a fluência e capacidade de compreensão de textos. Além dos livros utilizados pelos alunos, o programa oferta material de apoio para o professor, com orientações sobre como conduzir o processo em sala de aula.