17/06/2019
Prefeitura leva serviços gratuitos à comunidade do Valença e arredores

Escola de Portas Abertas chega à sua 4ª edição com 10 mil atendimentos à população.

Moradores do Valença e bairros arredores puderam aproveitar, neste sábado, diversos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Viamão e entidades parceiras, em mais uma edição do projeto Escola de Portas Abertas. A atividade, que aproxima as ações da Administração à comunidade, foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Diogo de Souza. O prefeito André Pacheco atendeu solicitações da população junto com sua equipe de governo.

E foi durante a abertura das atividades que o prefeito destacou a importância dos atendimentos que já foram realizados nas quatros ações, desde o lançamento do projeto na cidade. “Para nós é sempre um motivo de alegria estar no coração da comunidade, que é dentro da escola. São várias secretarias atendendo famílias inteiras e oferecendo serviços para aquelas pessoas que muitas vezes, no dia a dia, não têm tempo de procurar algum atendimento”.

A diretora da escola, Márcia Roldão, não escondeu a emoção da realização do projeto no bairro. “Além dos benefícios diretos à escola que um evento como esse traz, é muito bom ver a Administração mais próxima da comunidade, fazendo esse contato direto com os moradores”, afirmou ela, que entregou camisetas do time bicampeão nacional de xadrez da escola, ao prefeito e ao secretário da Educação, Carlos Bennech.

Quem passou pela escola ficou satisfeito com os serviços oferecidos

A moradora do Jardim Fiúza, Lilian Flores Medina, aproveitou o sábado para procurar cursos profissionalizantes para os filhos de 15 e 17 anos, e no Escola de Portas Abertas recebeu atendimento do Pronto Atendimento Social 24 horas – PAS. “Aproveitei para esclarecer dúvidas sobre documentos, tipo RG, e verifiquei minha situação cadastral junto ao Bolsa Família. Muitas vezes não temos tempo e o serviço aqui perto da gente, facilita muito”, disse Lilian.

Fabiana Oliveira é dona de casa e mãe da aluna Janaína Reis, de 8 anos, integrante do time de xadrez da Dom Diogo, saiu com sorriso aberto. “Atividades como essa são a melhor coisa que se pode fazer pela comunidade. Elogiei o prefeito pela iniciativa e também toda equipe da escola pelo excelente trabalho ligado à prática do xadrez”. Janaína destacou o desempenho escolar da filha, após entrar para o time bicampeão.

Além de dezenas de serviços prestados pelas Secretarias Municipais da Prefeitura, entidades como o SENAC, também promoveram ações. Cristiane Lima, auxiliar administrativo e relações com o mercado do SENAC Viamão, realizou encaminhamentos profissionais, divulgou workshops e palestras gratuitas relacionadas ao mercado de trabalho e agendou atendimentos como: corte de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem e manicure, que são oferecidos na unidade de Viamão sem custo algum para a comunidade.

O projeto Escola de Portas Abertas, nas suas quatro edições, reuniu em média 30 serviços da Prefeitura e entidades, e garantiu mais de 10 mil atendimentos. E vale lembrar que além de todos os serviços, o projeto reúne muitas brincadeiras, atividades culturais e diversão para a garotada. A próxima edição, local e data, será divulgada nos próximos dias.