25/04/2019
Vivo entrega kits tecnológicos e inicia nova fase do Aula Digital

A Fundação Telefônica Vivo fez a entrega simbólica da maleta do Projeto Aula Digital na manhã desta quarta-feira, dia 24, aos gestores das escolas municipais de Viamão. São 56 maletas com kits tecnológicos, uma para cada escola, abrangendo 100% das escolas de ensino fundamental.  Cada maleta possui um notebook, um projetor com tela de projeção, um roteador, um pen drive e 34 tablets. O projeto envolve 15.456 estudantes, 56 escolas e 560 educadores. O objetivo é fomentar uma educação mais inovadora. É o início de uma nova fase do projeto Aula Digital.

Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica, que visa levar mais oportunidades para crianças que estão em escolas públicas brasileiras, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais); e, Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação).

Desde abril de 2018, foram mais de 150 horas de visitas realizadas às escolas para fazer diagnóstico, reflexão sobre inovação educativa e desenvolvimento dos planos de ação com os professores, com assessoria da HardFun Studios, contratada pela Fundação para fundamentar o projeto em Viamão. “Agora, com mais consciência sobre o seu protagonismo na mudança e com a chegada dos kits tecnológicos, os educadores poderão personalizar ainda mais o aprendizado e incrementar as oportunidades de inovação educacional”, completa o gerente de Estratégia e Gestão da Fundação Telefônica Vivo, Odair Barros. Também são disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais, um ambiente virtual, colaborativo e intuitivo, de aprendizagem, que combina, no mesmo espaço, a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar.

A mestre em Educação pela Ufrgs, Beatriz Corso Magdalena, palestrou sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula e reforçou que se pode trabalhar muitos conteúdos com as plataformas off line, mas integradas pelo roteador também disponibilizado na maleta. O gerente de Projetos Sociais da Fundação Telefônica, Rubem Saldanha, disse estar muito feliz com a adesão de todas as escolas de ensino fundamental da rede, pois acredita que o projeto Aula Digital melhora a condição de aprendizado do aluno. “A educação muda qualquer realidade”, encerra Saldanha.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, ressalta que é possível sim uma criança ser alfabetizada na rede municipal e ser preparada para o mundo acadêmico e para o mercado de trabalho, tendo a mesma possibilidade que uma criança da rede privada. “É possível fazer a diferença. É possível sim um estudante da rede pública saber ler, interpretar e compreender um texto até o final do 3º ano. Este é mais um projeto que veio para agregar a outros projetos desenvolvidos aqui no município”, destaca Bennech.

O prefeito, André Pacheco, fala que a prioridade da sua gestão é a educação. “Em 2018 investimos 160 milhões de reais em educação. Nossa rede possui 26 mil alunos e investimos em uniformes, segurança, acessibilidade, material educativo, alimentação, capacitação de professores, parcerias público-privada, entre tantos outros projetos. O resultado que queremos é a melhoria na qualidade de vida para os viamonenses”, finaliza Pacheco.

Aula Digital na Prática

A EMEF Presidente João Goulart foi a primeira escola que recebeu o kit tecnológico. A aula inaugural foi com as turmas de primeiros anos e as crianças simplesmente amaram usar a plataforma. Fizeram exercícios de destreza e criatividade. Levaram a formiguinha até o formigueiro e depois criaram uma identidade para a sua personagem na história. Tom de pele, tipos e cortes de cabelo, coloração, uso de óculos, acessórios, roupas, etc. Uma gama de novas possibilidades começou a se abrir. “Este foi só o primeiro exercício e já observamos a interatividade entre os colegas e o desenvolvimento da criatividade. Todos aqui na escola estamos muito felizes”, resume a diretora da escola, Patrícia da Silva.

Saiba mais:

– A Fundação Telefônica Vivo atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Viamão, desde 2013, desenvolvendo projetos que fomentam a inovação educativa na rede de ensino;

– A EMEF Zeferino Lopes de Castro foi a primeira escola rural a fazer parte da rede de escolas incubadas pelo projeto Inova Escola. Em 2015 obteve o reconhecimento do MEC no Mapa de Inovação e Criatividade, como uma das 178 instituições de ensino com iniciativas inovadoras e criativas na educação básica;

– Devido ao sucesso alcançado na EMEF Zeferino Lopes de Castro, a metodologia foi ampliada para mais oito escolas da rede de ensino, que ficou conhecida como Rede Aurora, que atualmente conta com 12 escolas da rede municipal.