23/01/2019
Viamão zera casos de dengue

A dengue é uma doença aguda febril que pode levar à morte. Ela é causada pela infecção por vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, mas em Viamão esse ciclo foi interrompido. É que, de 2018 até agora, a Prefeitura de Viamão vem zerando os casos de dengue no município, através de iniciativas das secretarias municipais da Educação, Meio Ambiente e Saúde. O resultado positivo é motivado principalmente pela conscientização da população, que está seguindo a risca as orientações da prefeitura para o combate ao mosquito.

O projeto Cidade Limpa, por exemplo, é uma iniciativa da Prefeitura, que desde sua implantação, no ano passado, está auxiliado a população viamonense a acabar com os focos do mosquito na cidade. Já foram realizadas diversas palestras nas escolas da rede municipal de educação, ações de conscientização de porta-a-porta na comunidade e os mutirões de limpeza nos locais de acúmulo de lixo.

Com isso, o declínio do número de casos de dengue, nos últimos três anos, foi expressivo:

2016 – 164 casos de dengue;
2017 – 2 casos;
E em 2018 – nenhum caso.

Sintomas da doença

A dengue causa febre alta e com início abrupto, seguida de dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, náusea, vômito, manchas vermelhas e coceira na pele.
Caso apresente estes sintomas, é importante procurar as unidades de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico. Durante a consulta, o paciente deve informar se viajou para áreas de transmissão ou se esteve em contato com o Aedes Aegypti.

Combate aos focos do mosquito

A espécie Aedes Aegypti deposita seus ovos em água parada e também pode transmitir o vírus da febre amarela urbana, da febre chikungunya e zica. Por isso, é tão importante evitar o ciclo de reprodução do mosquito, contra todas estas doenças. Saiba como combater o mosquito:

- Latas de lixo devem ser sempre bem fechadas. Também evite o acúmulo de entulho.
- A cada 3 dias, troque a água de vasos de plantas, escovando bem para remover possíveis ovos. É recomendado encher o prato com areia.
- Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;
- Tampe caixas d’água, baldes, barris, latões e tonéis;
- Troque diariamente a água de bebedouros de animais domésticos, além de limpá-los semanalmente;
- A dengue pode aparecer até em locais improváveis. Preencha com areia os cacos de vidro que possam acumular água.

Baixe a cartilha do Cidade Limpa e confira mais orientações. Clique no link: https://bit.ly/2B1ctgb