14/12/2018
Alunos do 5º ano de sete escolas públicas recebem certificados do Proerd

A formatura dos estudantes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 13. Cinco escolas estaduais e duas municipais participaram da formação ao longo do semestre, ministrado pela Brigada Militar (BM). A parceria entre a BM e a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), possibilita que estudantes na faixa etária entre 9 e 15 anos tenham aulas teóricas, numa metodologia didática, com o intuito de atuar antes que as drogas se instalem no meio familiar.

Foram premiados com medalhas os autores das melhores redações e foram sorteadas duas bicicletas entre os medalhistas. A estudante do 5º ano da EMEF Luciana de Abreu (Augusta), Mariana dos Santos, foi uma das sorteadas e ficou muito feliz com o prêmio. Os diretores das escolas participantes receberam troféus e todos os estudantes, certificados e camisetas.

O comandante do 18º BPM, major André Ilha Feliú, enfatizou o papel da Brigada Militar na prevenção. “Queremos que estas crianças saibam como resistir e se manterem afastadas das drogas, vivendo num mundo sem violência e com uma melhor qualidade de vida.” O secretário de Educação, Carlos Bennech, destacou que a aprendizagem do aluno é que vai fazer a diferença. “A educação fornece as ferramentas e os instrumentos, mas é através do conhecimento que se muda o mundo. Parabenizo à Brigada Militar por esta iniciativa. Lugar de criança e adolescente é dentro da escola. Sim, é possível fazer um mundo diferente e cada vez melhor”, encerra Bennech.

Saiba mais sobre o Proerd:

• As aulas do Programa abordam os efeitos das drogas no organismo e as consequências de seu uso, bem como as diferentes maneiras de resistir às pressões e às influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência;
  • Todos os tópicos foram ministrados por policiais militares, capacitados previamente para atender aos alunos desta faixa etária;
  • O Programa é realizado em parceria entre a Brigada Militar, a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e as unidades escolares públicas.