11/12/2018
Viamão conquista o bicampeonato da Copa Brasil de Xadrez Escolar

“Viemos, vimos e vencemos!”, exalta o professor de matemática da EMEF Dom Diogo de Souza, Bruno Régio, pela conquista do Bicampeonato da Copa Brasil de Xadrez Escolar, em Brasília. Chegamos ao final da Copa Brasil de Xadrez escolar. “Nunca foi e nunca vai ser somente um jogo de Xadrez! Conquistamos o Bi de Xadrez escolar, mas, além dele, e de toda sua matemática, tivemos aula de história, geografia, ciências, educação física, artes... amizade, empatia e companheirismo. A gente pensa que tem noção do quanto isso faz a diferença na vida deles, mas não tem não. Nestes últimos dias nós dividimos todas as emoções possíveis: do amor ao ódio; da alegria à frustração; da felicidade plena à indiferença. Todas elas, transformadas em foco e determinação”, acrescenta a coordenadora pedagógica da EMEF Dom Diogo de Souza, Josy Baldez.

Com o apoio e incentivo da Prefeitura, os estudantes tiveram dois dias de muita dedicação e cansaço ao extremo, mas a escola da periferia de Viamão foi consagrada vencedora, pelo segundo ano consecutivo.  Parabéns aos estudantes que se destacaram na competição, individualmente: Artur Barbosa – 3° lugar; Gislaine Maciel – 6° lugar; Veronika Klein – 6° lugar; Amanda Maciel – 8° lugar; Thamyres Florindo – 9 ° lugar; Catiane Toledo – 5° lugar; Yasmin Pereira – 4° lugar; Gabriela Nogueira – 3° lugar; Henrique Klafke – 10° lugar; Luís Gustavo – 9° lugar; Fábio Klein – 5° lugar; Kauan Roberto – 8° lugar; Marcelo Abreu – 4° lugar; e, Mateus Martins – 2° lugar.

Em 2017, a escola foi campeã nacional. O projeto iniciou em 2015, na aula de matemática, com 30 alunos. De lá para cá, o xadrez ganhou proporção e, hoje, está inserido no currículo escolar, abrangendo todos os 650 estudantes, desde a educação infantil. O que isso mudou? De acordo com a diretora da EMEF Dom Diogo de Souza, Márcia Roldão, tudo. “A comunidade está integrada na escola, as crianças acreditam nos seus potenciais e têm perspectiva de buscar uma realidade melhor para si e sua família. O Ideb da escola cresceu. Passou de 3,8 em 2016, para 5,0 em 2017. Durante o ano, foram mais de 40 competições em diversos municípios, proporcionando troca de experiências e maior integração entre os alunos”, ressalta a diretora.