19/10/2018
Saiba como se prevenir e ter um vida sexual saudável

A Infecção Sexualmente Transmissível (IST) é uma doença que é passada de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais. As ISTs afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade. Infecções sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes na sua saúde. Ter uma doença sexualmente transmissível aumenta o risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).

Previna-se:

Exames: Uma das maneiras mais eficazes de se prevenir contra as ISTs é fazer exames regulares. Inúmeros exames são sugeridos para as mais diversas formas de ISTs e com regularidades diferentes: todos os adultos entre 13 e 64 anos devem fazer teste rápido para HIV, pelo menos uma vez ao ano; exame anual também para Clamídia e gonorreia em todas as mulheres abaixo de 25 anos e nas mulheres acima desta idade que tenham múltiplos parceiros; exames para Sífilis e hepatite B em todas as gestantes.

– Limitar os parceiros: Diminuir o número de parceiros sexuais diminui muito a chance de contrair ISTs. Converse com seu parceiro, use preservativo, façam exames e compartilhem os resultados um com o outro.

Vacina: As vacinas são muito seguras, efetivas e recomendadas para prevenir hepatite B e infecções pelo vírus HPV.  Ambas devem ser aplicadas preferencialmente antes do início da atividade sexual.

Usar camisinha: O uso correto da camisinha é altamente efetivo na prevenção de ISTs. Ela deve ser usada no sexo vaginal, anal e oral.

Tenha em mente que algumas infecções sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas outras não. Essa é uma das razões pela qual é vital preveni-las.