Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
09
09 OUT 2018
SAÚDE
Você está em dia com sua saúde?

Estamos no mês de outubro, na campanha Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para cuidarem da saúde íntima. Basta eleger um dia no ano para dedicar à saúde e fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero. Na consulta, a enfermeira também examina as mamas e ensina a mulher a fazer o autoexame.

O câncer do colo de útero, assim como o câncer de mama, pode ser evitado, se diagnosticado e tratado no início. Se a mulher fizer os exames de prevenção e tendo diagnosticadas lesões que antecedem o câncer de colo, que são as chamadas lesões iniciais, ela nunca chegará a um câncer avançado, e sua vida será preservada. Para quem pensa que demora, o exame é feito bem rapidinho, leva cerca de 15 minutos, e o resultado pode ser conferido em um mês.

Como é feito o exame preventivo do câncer de útero?

         É coletado o material, colocado numa lâmina, dentro de potinhos, e enviado para o laboratório para ser analisado. Todo material usado é descartável, não havendo qualquer risco de contaminação.

Quem deve fazer o exame?

Todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente aquelas com idade entre 25 e 69 anos.

O que é preciso para fazer o exame preventivo?

– Não manter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.

– Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame.

– Não estar menstruada.

Onde faço?

– Em todas as unidades de saúde, através do Teleagendamento da Saúde – 0800.642.4440.

Centro de Especialidades (Avenida Senador Salgado Filho, 5412, parada 44, São Lucas), todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e todas as terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, sem precisar marcar com antecedência, por ordem de chegada.

– E, no Outubro Rosa, na unidade móvel: – Dia 11, das 8 às 12 horas – na Augusta Marina (av. Dário Gonçalves Molho, s/nº, Augusta Marina); – Dia 20, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, no Centro; – Dia 26, das 8 às 12 horas – ao lado da UBS Águas Claras (ERS 040, Km 28, parada 88, Águas Claras); – Dia 27, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, em Itapuã.

 

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria da Saúde
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia