09/10/2018
Você está em dia com sua saúde?

Estamos no mês de outubro, na campanha Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para cuidarem da saúde íntima. Basta eleger um dia no ano para dedicar à saúde e fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero. Na consulta, a enfermeira também examina as mamas e ensina a mulher a fazer o autoexame.

O câncer do colo de útero, assim como o câncer de mama, pode ser evitado, se diagnosticado e tratado no início. Se a mulher fizer os exames de prevenção e tendo diagnosticadas lesões que antecedem o câncer de colo, que são as chamadas lesões iniciais, ela nunca chegará a um câncer avançado, e sua vida será preservada. Para quem pensa que demora, o exame é feito bem rapidinho, leva cerca de 15 minutos, e o resultado pode ser conferido em um mês.

Como é feito o exame preventivo do câncer de útero?

É coletado o material, colocado numa lâmina, dentro de potinhos, e enviado para o laboratório para ser analisado. Todo material usado é descartável, não havendo qualquer risco de contaminação.

Quem deve fazer o exame?

Todas as mulheres com vida sexual ativa, principalmente aquelas com idade entre 25 e 69 anos.

O que é preciso para fazer o exame preventivo?

– Não manter relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.

– Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame.

– Não estar menstruada.

Onde faço?

– Em todas as unidades de saúde, através do Teleagendamento da Saúde – 0800.642.4440.

Centro de Especialidades (Avenida Senador Salgado Filho, 5412, parada 44, São Lucas), todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e todas as terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, sem precisar marcar com antecedência, por ordem de chegada.

– E, no Outubro Rosa, na unidade móvel: – Dia 11, das 8 às 12 horas – na Augusta Marina (av. Dário Gonçalves Molho, s/nº, Augusta Marina); – Dia 20, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, no Centro; – Dia 26, das 8 às 12 horas – ao lado da UBS Águas Claras (ERS 040, Km 28, parada 88, Águas Claras); – Dia 27, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, em Itapuã.

© Copyright Instar - 2006-2018.