04/10/2018
A mamografia como aliada à detecção do câncer de mama

Entenda como o exame é feito e a partir de qual idade é recomendada.

Toda mulher tem que tirar um dia no ano para cuidar da sua saúde. Se você esqueceu, estamos aqui para lembrar. É pra isso que serve o Outubro Rosa: para fazer o exame preventivo do colo do útero e das mamas.  As mamas são apalpadas e a profissional ensina as mulheres a fazer o autoexame uma vez ao mês. Se a mulher tiver idade superior a 50 anos, ou for verificada alguma alteração no exame manual, a paciente recebe encaminhamento para realizar mamografia, que é realizado na mesma semana.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

Onde faço?

O exame pode ser agendado através do Teleagendamento da Saúde (0800.642.4440) ou por livre demanda no Centro de Especialidades, todas as segundas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e às terças-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, sem precisar marcar com antecedência, por ordem de chegada. Observando alteração, a paciente é encaminhada para uma consulta com ginecologista para avaliação e/ou tratamento.