Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,65
Notícias
Principal   Notícias
 

16/07/2018
Viamão assina parceria com a Fundação Telefônica Vivo para Aula Digital a todas as escolas de ensino fundamental da rede

Com o intuito de levar mais oportunidades para crianças da rede municipal, a Prefeitura de Viamão assina convênio com a Fundação Telefônica Vivo para inserir em todas as escolas de ensino fundamental o projeto Aula Digital. De acordo com o coordenador de Projetos Sociais da Fundação Telefônica, Rubem Saldanha, o Aula Digital é baseado em quatro pilares: Inspirar (formação continuada de professores); Experimentar (formação em serviço de educadores); Personalizar (equipamentos, plataforma e conteúdos digitais) e Ir Além (fortalecimento do ecossistema de inovação). “Em Viamão, a iniciativa conta com a parceria técnica da ATN - Associação Telecentro de Informação e Negócios para sua execução e irá beneficiar 15,4 mil estudantes das 56 escolas da rede de Ensino Fundamental, além de formar e acompanhar 560 educadores, com o objetivo de fomentar uma educação mais inovadora e de acordo com as competências do século XXI”, explica Saldanha.

Os educadores participantes do projeto, entre professores, gestores escolares, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria, participarão de oficinas de formação presencial na qual são abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais. Também serão disponibilizados conteúdos pedagógicos digitais, um ambiente virtual, colaborativo e intuitivo, de aprendizagem, que combina, no mesmo espaço, a gestão das etapas de ensino e aprendizagem de um centro escolar.

O prefeito, André Pacheco, destaca que o projeto abordará não somente a inovação educativa para a prática de professores e gestores das 56 escolas, mas também fará um trabalho de ampliação de repertório com os assessores pedagógicos da Secretaria de Educação (SME). “Para levar adiante os temas que serão abordados nas formações presenciais, as escolas são acompanhadas pelos técnicos da SME e educadores do parceiro técnico na execução da proposta. A participação de todos e o acompanhamento das ações são aspectos tidos por especialistas como fatores decisivos para a melhoria da qualidade da educação. Assim, técnicos da SME e todos os educadores envolvidos passam por processos de formação contínuos. Queremos um futuro melhor para as nossas crianças e o mais desenvolvimento para a nossa cidade. Investir na educação é investir no futuro de Viamão”, expressa Pacheco.

O projeto Aula Digital também oferece às escolas participantes kits tecnológicos capazes de criar uma rede interna de acesso e criação de conteúdos pedagógicos digitais. O kit é composto por notebook, tablets, projetor e roteador possibilitando ao educador facilidades para gestão da sala de aula e, aos estudantes, acesso a um ensino mais personalizado. As ferramentas digitais trazem uma nova dinâmica para a sala de aula, motivando estudantes e professores com inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. Os educadores receberão apoio de formadores do projeto à sua escola, com o objetivo de acompanhar e facilitar processos de inovação que apoiem suas práticas de ensino e aprendizagem.

Saiba mais:

A Fundação Telefônica Vivo atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Viamão, desde 2013, desenvolvendo projetos que fomentam a inovação educativa na rede de ensino. A EMEF Zeferino Lopes de Castro foi a primeira escola rural a fazer parte da rede de escolas incubadas pelo projeto Inova Escola. Em 2015 obteve o reconhecimento do MEC no Mapa de Inovação e Criatividade, como uma das 178 instituições de ensino com iniciativas inovadoras e criativas na educação básica. Devido ao sucesso alcançado na EMEF Zeferino Lopes de Castro, a metodologia foi ampliada para mais oito escolas da rede de ensino, que ficou conhecida como Rede Aurora, que atualmente conta com 12 escolas da rede municipal.

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.