18/04/2018
Saúde promove formação a enfermeiros sobre puericultura

Nesta quarta e quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma formação para a enfermagem e o tema é puericultura, ou seja tudo o que deve ser orientado para a mamãe após o nascimento do bebê. Entraram na pauta: teste do pezinho, calendário vacinal, nutrição, saúde do bebê, fluxo da rede, triagem neonatal, teste do coraçãozinho, sífilis congênita, desenvolvimento infantil e avaliação do recém nascido.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, enfermeira Lorraine Farias, a capacitação é para rever todos os procedimentos que acontecem após o nascimento do bebê para que as unidades possam trabalhar de forma uniforme. A meta é que todos os bebês (de zero a dois anos) de Viamão tenham acompanhamento nos primeiros meses de vida. “Um acompanhamento efetivo, com vacinação, teste do pezinho e desenvolvimento na idade certa, previne muitas doenças e melhora a qualidade de vida de uma família”, explica Lorraine.

Na manhã de quarta-feira (18), além da equipe de profissionais da SMS, houve a participação da enfermagem do Hospital de Cardiologia Viamão. À tarde, a médica pediátrica Rosane Viegas trabalhou a importância da percepção no desenvolvimento infantil.

Amanhã, quinta-feira (19), a formação será prática, desenvolvida com o apoio do curso de enfermagem do IPA.