Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Sound Cloud
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,65
Notícias
Principal   Notícias
 

28/03/2018
Leitura: imaginar, pensar, aprender e transformar!

A imaginação faz o universo da fantasia transformar a realidade de muita gente. Só pensando e imaginando é que somos capazes de planejar e sonhar com nossos objetivos de vida. Imagina então se um profissional experiente pudesse compartilhar suas vivências e experiências com quem ainda não as tem? As escolas de Viamão já podem desfrutar dessa iniciativa junto aos seus alunos e professores.

A ação do Município levará às escolas, obras literárias de escritores que visitarão cada instituição para um bate-papo com os estudantes e professores. Esse é um importante momento para aproximação da escola com o escritor, tendo como ideia principal desenvolver o gosto e a curiosidade pelo mundo da leitura. Esse projeto inclui também uma formação para os professores, que tem a possibilidade de utilizarem os aprendizados da ocasião, na sua didática.

Formação para os professores:

Na oportunidade do dia 27 de março, no Auditório do Centro Profissional Walter Graf, o escritor convidado foi Celso Sisto que palestrou aos professores da rede de educação municipal, com o tema: “Poesias, Crônicas e Narrativas. Conversando sobre leitura”.

A abertura da formação contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Carlos Bennech, que destacou a importância de trabalhar com paixão: “Eu acredito que estar apaixonado, na nossa função, é mudar a vida das pessoas. Eu sou apaixonado por tudo o que eu faço. Eu acredito muito neste projeto, queremos dar mais oportunidades aos professores nos projetos e fazer a diferença na vida dos nossos alunos”, explica Bennech.

Encontros como esse contribuem com a formação técnica dos docentes, abrindo o leque de opções de aprendizagem e fomentando o interesse dos alunos pelo assunto. Para o escritor, a necessidade de se fomentar o extraordinário é de suma importância para o desenvolvimento intelectual das crianças, mas há outros aspectos importantes: “Eu quero chamar a atenção para aquilo que é ordinário. A leitura precisa ser uma ação ordinária na nossa vida. Precisa ser uma ação cotidiana e contínua para que ela seja cada vez mais presente na vida, na educação, nas escolas e nos nossos alunos”, explica o escritor.

Além disso, o escritor fez uma dinâmica com todos os participantes do evento, em que exercitou a leitura e a importância de contar histórias. Ao total, 125 professores participaram do evento e o projeto tem início, na semana que vem.

Destaque para o convidado:

Além de escritor, Celso Sisto é ilustrador, contador de histórias no grupo Morandubetá, do Rio de Janeiro, ator, arte-educador, crítico e especialista de literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É formado como Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.

Já tem 60 livros publicados para crianças e jovens, e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, entre eles, o prêmio de Autor Revelação (FNLIJ, 1994), Ilustrador (FNLIJ, 1999), Melhor Livro Infantil e Livro do Ano (Açorianos, 2011).

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2018.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.