11/09/2017
Trilhando a história dos escravos e seus descendentes

As alunas Ana Paula, Débora Rodrigues e Luciana Demétrio,  do instituto estadual de educação Isabel da Espanha, com o objetivo de conhecer e compreender o passado histórico de Viamão e, atendendo a lei 9394/96 no que se refere a cultura afro brasileira, estão desenvolvendo um projeto sobre os descendentes e remanescentes de quilombos do Município. O arquivo histórico municipal disponibilizou aos futuros profissionais do magistério, farto material das comunidades do cantão dos lombas, Anastácio e Peixoto dos Botinhas.

O documento de certificação,  registro de escravos (1881 – 1885) , fotos, objetos, matérias de jornais, revistas e livros, entre outros , estão servindo de fonte primária para a pesquisa das estudantes.

Gerenciado pelo departamento de Memória,  o arquivo histórico recebe semanalmente pesquisadores, professores , historiadores , alunos e comunidade em geral , pois o acervo de aproximadamente 500 livros de registro da intendência e prefeitura,  estão a disposição para realização de pesquisa