07/08/2017
Cultura na Escola

O Cultura na Escola, que iniciou em 18 de abril, já proporcionou até o momento a participação de 16 escolas da rede municipal, totalizando 1.048 alunos. A perspectiva é de que até o dia 15 de dezembro passem pelo Departamento de Memória (museu, arquivo histórico e sala Açoriana) aproximadamente 10 mil alunos das escolas municipais.

O projeto consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte, visita ao museu e a pontos históricos e turísticos do município. Mais do que isto, é a história de Viamão passada para a nova geração. “Saber por que e onde estão localizados os marcos do Município, a importância das bicas, a importância política e cultural da cidade , bem como sua colonização, para que essa memória não se perca, resgatando a identidade, a cultura de uma comunidade, para o próprio benefício. É reconhecer, no sentido pleno da palavra, o verdadeiro pertencimento histórico de Viamão”, expressa o historiador e coordenador do projeto , Francisco Bettencourt.

A última visita foi realizada pela Emef Presidente João Goulart, localizada na vila Paraíso, onde cerca de 60 alunos dos 4° e 5° anos tiveram a possibilidade de conhecer um pouco da história de Viamão. O grupo conhece a Galeria dos ex-Prefeitos e fica sabendo um pouco mais sobre a política viamonense e o tempo de mandato. Depois, conhecem a memória do município e sabem como se deu o povoamento da cidade, com ilustrações do século passado. Observam objetos, como a primeira central telefônica do município, tijolos e telhas feitas por escravos, o projetor cinematográfico manual, a lança utilizada na Revolução Farroupilha, entre outros.

A visita ao Centro Municipal de Cultura e Esporte encerra com a projeção de um vídeo mostrando as potencialidades da cidade. Após, os estudantes são conduzidos ao lago Tarumã e lá aprendem sobre os principais arroios do Município, e como se deu o desmembramento dos sítios na década de 50, para a criação do loteamento Tarumã e construção artificial do lago, que possuía piscina pública no seu centro.

“Depois, os alunos são conduzidos para uma parada na trincheira Tarumã, local onde tropas se refugiaram durante a Revolução Farroupilha (1835 – 1845), mesma época em que o Viamão tornou-se capital. Depois, foi a vez de conhecer as bicas, principais fontes naturais que serviam para abastecimento de água para a população local. E, por último, uma parada na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, com arquitetura barroca, presente nas igrejas mais antigas do país”, explica Bittencourt.

A escola que desejar participar do projeto deve enviar um ofício para a Secretaria Municipal de Cultura. Num segundo momento do projeto do projeto, os historiadores vão até a escola com vídeos e imagens, orientando alunos e professores a fazerem um trabalho de resgate da história do bairro, com entrevistas às pessoas mais antigas.  No segundo semestre, o projeto reiniciará dia 8 de agosto, com a visita da EMEF Monte Alegre – Caic.