30 DEZ 2015
Rede de Atenção Psicossocial promove encontro terapêutico à Itapuã

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, no dia 16 de dezembro, uma atividade terapêutica com um passeio à praia da Vila de Itapuã, que contou com a participação dos grupos de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Participaram os grupos da Vila Elza, Augusta Meneguine, Águas Claras, Capão da Porteira e Itapuã.

Além de promover a integração entre os usuários do serviço e profissionais da área, o encontro foi também um momento de confraternização. O passeio teve direito a mergulho, brincadeiras, dinâmicas e lanche coletivo.

Priscila Pedruzzi, enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Itapuã, explica que o passeio teve a finalidade de trabalhar questões como a convivência, a troca de experiências e integração entre os grupos. A usuária do serviço, Eliana Bueno, falou sobre o encontro. “O grupo de convivência que participamos tem sido de muita ajuda para todos nós. E esse passeio também está sendo de grande importância. Ter uma oportunidade de vir aqui e conhecer esse lugar está sendo relaxante pra todos nós. Hoje, nós estamos cuidando do corpo e da mente. Estou muito feliz por estar aqui”.

Tamires Sivinski, psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), explica que a intenção é fortalecer o cuidado e a rede de atenção. “Saúde mental também pode ser feita fora do consultório médico, convivendo com outras pessoas e fazendo atividades lúdicas. A nossa preocupação era proporcionar um encerramento de ano num lugar bonito, onde as pessoas pudessem se conhecer e vivenciar experiências boas".

Tamires explica sobre a escolha do local. "Itapuã foi escolhido por ser um lugar muito bonito, prazeroso e terapêutico. Além de proporcionar um encontro entre os grupos, o passeio é uma possibilidade de conhecer o lugar onde se vive, pois muitas pessoas moram em centros mais afastados e nunca tiveram a oportunidade de visitar Itapuã”, finaliza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024