28 DEZ 2015
Lâmpadas de LED no sistema de iluminação pública de Viamão

A Prefeitura Municipal de Viamão já está adotando as diretrizes do novo projeto elétrico referente à manutenção e ampliação do parque de iluminação pública do município. O projeto prevê melhorias do sistema de iluminação pública com a utilização de uma iluminação moderna, ecologicamente correta, com lâmpadas LED de alta potência. Um decreto normatizou o projeto, prevendo inclusive que novos empreendimentos já se adequem a este novo conceito.

Não somente as lâmpadas sofrerão alterações, mas também braços e hastes para prender as luminárias e pétalas. Não contendo substâncias nocivas a saúde humana e a natureza , as lâmpadas de LED tem o consumo de energia altamente reduzido, considerando a redução de 70% no custo de energia. Sua vida útil está projetada em 50 mil horas de uso, é ecologicamente correto livre de mercúrio, tem sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ajuste automático a tensão do local de instalação, não gera raios ultravioleta e infravermelho e pode ser usada com energia renováveis.

O projeto já começou a ser desenvolvido na prática, e dois pontos de iluminação já foram instalados, conforme a nova regulamentação. Um dos pontos está localizado em frente à UPA, na parada 36 e o outro na rótula da Avenida Liberdade com a Paraná. “Este novo conceito vem ao encontro das ações de sustentabilidade que estamos implantando ao longo da gestão. As novas luzes de LED proporcionam economia e respeito ao meio ambiente”, disse o prefeito Valdir Bonatto.

Outros três pontos serão implantados ainda nessa semana: Rua Ênio Ibias de Lacerda, em Itapuã; na rua Bérico Bernardes com a Branquinha; e o outro no pátio interno da UPA.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024