15 AGO 2014
Professores da rede iniciam “Um salto no espaço”

Neste sábado, dia 16, inicia a 8ª edição do Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), destinado aos professores de educação artística e outros educadores interessados da rede municipal. A formação, com base na exposição “Um salto no espaço”, será ministrada no auditório da Secretaria de Educação (Calçadão Tapir Rocha) por facilitadores da Fundação.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, a parceria com a FVCB está sendo bastante positiva, com atividades culturais e workshops envolvendo também as turmas de alunos dos professores participantes. “No mês passado renovamos nossa parceria com a Fundação, que está propiciando uma aproximação entre os educadores, alunos e comunidade escolar e a arte, através das trocas de experiências com os artistas e da leitura das obras.”

O Programa Educativo promove visitas mediadas, encontros com teóricos e artistas, distribuição de material educativo com propostas de atividades transdisciplinares e envio quinzenal do Canal do Educador (boletim que reúne programação cultural, dicas de cursos, textos e links para pesquisa on-line).

Um salto no espaço

A temática que será trabalhada neste semestre – Um salto no espaço – refere-se ao tema que entrará em exposição na Sala dos Pomares, sede da FVCB em Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 8450, parada 54), no dia 23 de agosto. A presidente da instituição, a artista plástica Vera Chaves Barcellos, que está comemorando os 10 anos da casa, explica que nesta edição será trabalhado uma múltipla abordagem do espaço, tanto de sua forma mais literal, sua ocupação física, como de sua forma conceitual ou metafórica. “Faremos um mergulho em tudo aquilo que pode gerar um trabalho artístico que se ofereça ao espectador como espaço de reflexão”, explica Vera.

Sobre a Mostra

A exposição, que poderá ser apreciada até o dia 29 de novembro, reúne um grupo expressivo de artistas brasileiros e alguns artistas europeus de diversas gerações, com trabalhos que apresentam desde a ocupação do espaço real à sua representação virtual, do espaço íntimo ao espaço urbano, do universo psicológico ao território social, da reconstrução ficcional ao documento do real, do cheio ao vazio, do sólido ao etéreo, da presença material ao jogo da imaginação.

Artistas que compõem Um salto no espaço

Angelo Venosa, Anna Bella Geiger, Claudio Goulart, Clovis Dariano, Daniel Acosta, Daniel Santiago, Elaine Tedesco, Eliane Prolik, Flávio Damm, Goto, Lucia Koch, Luciano Zanette, Marlies Ritter, Mario Röhnelt, Nelson Wiegert, Michel Zózimo, Pedro Escosteguy, Regina Silveira, Regina Vater, Rochelle Costi, Romy Pocztaruk e

Vera Chaves Barcellos, além da participação especial de Grégoire Dupond e Yves Klein.