15 AGO 2014
Teste rápido de HIV na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nessa quinta-feira, 14 de agosto, o treinamento dos profissionais da Atenção Básica para realizar o teste rápido de HIV e Sífilis. Cerca de 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, participam da capacitação, que terá duração de 8 horas. Conforme a médica e coordenadora do programa DST/Aids do município, Maria Letícia Ikeda, o principal objetivo da ação é ampliar a oferta dos exames e aumentar a possibilidade do diagnóstico precoce. “Detectar a doença em seu início possibilita o tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida desses pacientes. Outro benefício seria a interrupção da cadeia de transmissão do vírus”, destaca Maria Letícia.

Atualmente, o teste é oferecido somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza, junto a Unidade de Referência, na Lomba do Sabão. A previsão é que dentro de um mês os testes já possam ser aplicados em todas as unidades básicas de saúde do município. Durante a implantação dos testes nas unidades de saúde, uma equipe do CTA fará o acompanhamento para esclarecer as principais dúvidas dos profissionais.

A enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Michele Correa, destaca que a implantação do teste rápido HIV/Sífilis representa um salto de qualidade na Atenção Básica. “Nosso objetivo é ampliar o acesso da população a testagem rápida. No caso do teste rápido para sífilis, entendemos que ele é fundamental para qualificação do pré-natal e redução do casos de sífilis congênita”.

Saiba mais sobre o teste

Maria Letícia explica que com apenas uma gota de sangue, através de uma picada no dedo do paciente é possível detectar doenças como HIV e sífilis. Ela ressalta que a gota de sangue é colocada num dispositivo de testagem e por meio de um reagente é possível detectar o resultado. “Esse método possibilita ao paciente, em menos de meia hora, ter acesso aos resultados e assim receber o encaminhamento necessário de acordo com cada situação”.

Números

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o Estado com maior incidência da doença no país, com cerca de 4 mil novos casos de Aids registrados em 2011. Viamão ocupa a sexta colocação no ranking entre os municípios com maior incidência de casos notificados – 61,2 para cada 100 mil habitantes.