O jornalista Jocimar Farina, de GZH confirmou hoje na edição impressa e no site: A duplicação da Caminho do Meio terá licitação ainda em 2024. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, a obra iniciará por Viamão no primeiro semestre de 2025. O trecho que passa por Viamão foi priorizado porque a prefeitura foi a primeira a ter os projetos da obra aprovados pela Caixa Econômica Federal, que presta apoio às análises do material. O trecho a ser duplicado tem 11,4 quilômetros.
O trecho a ser duplicado é da Avenida Protásio Alves, a partir da Avenida Saturnino de Brito, até a ERS-040, em Viamão. O trecho envolvendo a Estrada do Cocão, entre a RS-040 e a Avenida Frederico Dihl, também é passível de investimento.
Com a duplicação, 23,2 quilômetros irão receber mais pistas, corredor de ônibus, ciclovia, calçadas, novas paradas de ônibus e iluminação. Segundo os estudos feitos pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), após o término da obra, será possível ganhar 20 minutos de tempo no deslocamento entre as cidades, só no transporte público.