18 MAR 2024
AGRICULTURA
CAPÃO DA PORTEIRA RECEBEU A 3ª EDIÇÃO DA ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ
Na última sexta-feira, dia 15, os produtores de arroz viamonenses celebraram a 3ª Edição da Abertura da Colheita do Arroz de Viamão. O evento aconteceu na propriedade de Antônio Sala, produtor da região de Capão da Porteira. Viamão é uma das maiores cidades produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, com uma área de cultivo que ultrapassa 20 mil hectares, representando 180 milhões de reais do PIB Municipal.

Este ano, a colheita foi especial. Os meses chuvosos colaboraram para o bom desenvolvimento do grão e o arroz pode ser colhido em março, ao contrário dos anos anteriores, nos quais a colheita teve de ser adiantada para a primeira quinzena de fevereiro. Muito feliz, o anfitrião Antônio Sala, deu as boas-vindas e falou sobre a importância do setor. “O agro gera emprego e fonte de renda. E é com muito prazer que hoje, aqui, eu represento o agro.”

O diretor do Irga, Ailton Machado, destaca que Viamão é o único município da região que tem a abertura oficial da colheita do arroz. “O Rio Grande do Sul representa 70% da produção do arroz de todo o país. Viamão possui uma importância muito grande nessa cadeia produtiva, ocupando o 18º lugar no Estado”, explica. Já o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, diz se alegrar por estar comemorando a melhor safra do arroz dos últimos anos.

O presidente do Sindicato Rural de Viamão, Roberto Canquerini, destacou a importância das instituições para o fortalecimento da produção. “É através das instituições governamentais, sindicatos e associações que o produtor se une e se fortalece no campo.”

O secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, lembra que o governo está investindo na logística para o escoamento da safra do arroz. “Estamos evoluindo muito, comparado ao passado. Passamos de um investimento em patrolamento de R$ 300 mil por mês, para R$ 1 milhão por mês. Estamos evoluindo juntos com vocês, produtores. Vocês trazem a riqueza para nossa cidade. Nós entregamos em serviço, o que vocês entregam em resultado. Viva o arroz de Viamão!”

“A Abertura da Colheita do Arroz é uma ação conjunta que há três anos ocorre com um empenho muito grande da Emater, Irga, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. É um momento festivo, já que o arroz é o maior produto do agro viamonense e nós precisamos reverenciar isso”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha. De acordo com sua fala, a cada ano, a abertura acontece em uma propriedade diferente, para que todos os produtores possam ser valorizados.

O presidente da Câmara, vereador Luizinho do Espigão, disse estar representando a parte rural do município. “Hoje, percebemos que mudou muito as coisas na nossa região, e mudou para melhor! Esse é um momento de comemoração e vamos comemorar que o nosso arroz é maravilhoso!”

O prefeito, engenheiro Nilton Magalhães, fala que é um dia muito importante para a cidade. “Agradeço a presença dos produtores que estão aqui para prestigiar a 3ª Festa da Colheita. Viamão fica muito engrandecido com essa abertura. Que possamos comemorar por muitos anos esse momento! Cada vez mais colher bem a um preço rentável para que o produto chegue com qualidade na mesa das pessoas”, finaliza.

A 3ª Edição da Abertura da Colheita do Arroz foi uma realização da Prefeitura de Viamão, Sindicato Rural, Emater/RS e Irga. O evento ainda teve exposição de equipamentos, produtos e serviços ligados ao agro.

MELHORES DO ANO
Durante a 3ª Edição da Abertura da Colheita do Arroz, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento entregou a premiação “Melhores do ano na produção do arroz”.

Confira os vencedores:
Produtor mais antigo –Neri Vieira da Costa