14 NOV 2023
Estudantes da rede municipal são destaques no Salão UFRGS Jovem
Durante a semana de 6 a 10 de novembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promoveu, no Campus Central, o XVIII Salão UFRGS Jovem. O evento tem por objetivo promover a interlocução entre estudantes de diferentes níveis de ensino com a comunidade em geral, por meio da exposição de pesquisas realizadas no ambiente educacional.

A Rede Municipal de Viamão levou, pela primeira vez, 15 escolas para participar do Salão, com um total de 31 trabalhos desenvolvidos para a exposição. Os estudos envolveram 125 estudantes e 18 professores-orientadores.

Já nesta primeira participação dos alunos viamonenses, um dos trabalhos foi destaque: “O Amor vira Ódio?: O que resta após o final de um relacionamento?”, desenvolvido pelos estudantes Alexandra Arruda, Alex Barros, Bernardo Benites e Weslley Silva, com orientação da professora Mariana Correa, da EMEF Residencial Figueira, recebeu destaque na área de Linguagem Códigos e suas Tecnologias.

“A caminhada para os estudantes chegarem até o XVIII Salão UFRGS Jovem iniciou por meio da proposta da Secretaria de Educação em implantar o projeto de Iniciação Científica nas escolas da Rede Municipal. Neste ano, foi feito um projeto-piloto para estudantes dos anos finais, do 7º ao 9º anos. Cada escola, escolheu uma turma para desenvolver e aguçar a pesquisa, tornando, assim, nossos estudantes protagonistas em seu desenvolvimento cognitivo por meio da mediação e orientação de seus professores”, explica o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação Rubens Silva.

Escolas Municipais participantes do Salão UFRGS Jovem:
– EMEF Alberto Santos Dumont;
– EMEF Amador Nunes da Rocha;
– EMEF Anita Garibaldi;
– EMEF Farroupilha;
– EMEF Guerreiro Lima;
– EMEF Humberto de campos;
– EMEF Jardim Outeiral;
– EMEF Jardim Viamar;
– EMEF Marechal Humberto Castelo Branco;
– EMEF Monte Alegre-CAIS;
– EMEF Presidente Getúlio Vargas;
– EMEF Recanto da Lagoa;
– EMEF Residencial Figueira;
– EMEF São Jorge; e,
– EMEF Zeferino Lopes de Castro.