14 NOV 2023
O CIE movimenta todas as idades
Os benefícios da prática esportiva e de atividades físicas já são amplamente conhecidos. Promovem saúde, bem-estar, contribuem no tratamento de doenças (do corpo e da mente) e garantem uma maior qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cerca de 150 minutos de exercícios físicos moderados por semana.

Câmbio só para maiores de 50 anos
Esse é o pré-requisito para participar das oficinas de câmbio no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Altair Cantini, na Cecília: ter 50 anos ou mais. As aulas são gratuitas e, além do benefício de praticar uma atividade física, também desenvolvem a integração, a confiança e a parceria.

Para passar a bola, é preciso confiar que a outra pessoa vá pegá-la ou não, dependendo se for arremessada para o mesmo time ou para o time adversário. As oficinas acontecem todas as terças, das 14 às 16 horas, e sextas-feiras, das 10 às 12 horas.

Dona Maria de Lourdes Ambrósio, 63 anos, é uma frequentadora assídua do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Altair Cantini. A primeira vez que a convidaram para jogar câmbio, ela pensou que fosse um carteado. Chegou até a pedir dinheiro para sua filha para apostar nas cartas.

Quando conheceu o jogo em quadra, se apaixonou. “É muito bom! A gente conhece pessoas, faz atividade física, viaja com o grupo para jogar em outros municípios. Na próxima semana vamos para Capão da Canoa participar de um torneio. Serão quatro dias de jogos e muita diversão”, conta Maria de Lourdes, ou Lurdinha, como é mais conhecida.

Dona Vera Regina Borgmann, 69 anos, joga câmbio há dois anos. Desde adolescente, ela sempre praticou esportes com bola em quadras. “Eu jogava vôlei e basquete quando era guria. É muito bom poder estar revivendo essa fase da minha vida. Sempre fui competitiva e aqui, no câmbio, me encontrei.”

Para jogar câmbio, é preciso nove jogadores por time. Em cada time, só pode ter, no máximo, três jogadores do sexo masculino. Os outros componentes são do sexo feminino. A partida dura, no máximo, 15 minutos, ou quando chegar na marcação de 15 pontos.

Basquete feminino para menores de 18 anos
Para crianças, adolescentes e jovens, a prática de esportes traz ainda mais benefícios. Especialmente na época em que vivenciamos a chamada “era digital”, em que, a cada dia, novas tecnologias virtuais são lançadas, atraindo cada vez mais esse público para a frente das telas e dos dispositivos – e afastando das atividades físicas.

Incentivar as crianças e jovens a praticarem alguma modalidade esportiva significa ajudá-los a manter uma rotina mais saudável, evitando problemas futuros – como a obesidade – e até mesmo a combater doenças cardiovasculares. As atividades físicas auxiliam também no combate de problemas relacionados à saúde mental, como a ansiedade e a depressão.

Então, se você busca agilidade, coordenação motora e incentivo para ir além, o seu esporte é o basquete. As oficinas de basquete feminino acontecem todas as terças-feiras, das 15 às 16 horas. As oficinas masculinas ocorrem todas as segundas, das 10 às 11 horas, e nas sextas, das 14 às 15 horas.

Lívia Maria Rodrigues Alves, 13 anos, entrou na oficina de basquete há três meses. Ela conta que gostava de ver seu irmão, o Miguel, em quadra, jogando basquete. Em três meses, Lívia já aprendeu a dominar os movimentos da bola e ter jogo de coordenação motora. Agora a meta é ter domínio da cesta.

“É muito bom praticar o basquete aqui no CIE Altair Cantini, na Cecília. A gente treina, melhora a circulação, desenvolve a resistência e tonifica os músculos”, encerra Lívia.

Taekwondo para quem tem 10 anos ou mais
Esse é o pré-requisito para participar das oficinas de taekwondo no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Altair Cantini, na Cecília: ter 10 anos ou mais. As aulas são gratuitas e acontecem nas terças-feiras, das 10h30 às 11h30, das 13h30 às 15 horas, nas quintas-feiras, das 10h30 às 11h30, e aos sábados, das 14 às 15 horas.

Daniel Donato Marques faz taekwondo há nove meses. Está na faixa verde. Para ele, taekwondo é “o caminho entre os pés e as mãos. A prática desenvolve a disciplina, o autocontrole, a coordenação motora, a mobilidade, a flexibilidade, o condicionamento físico e a persistência. Trabalha muito a agilidade dos pés e das mãos”, explica.