08 NOV 2023
ESCOLAS DE VIAMÃO PARTICIPAM DO “GERAÇÃO CONSCIENTE”
Iniciou nesta segunda-feira (06/11) o Arena Geração, programa de auditório cultural e educativo, que constitui uma das etapas finais do Programa Geração Consciente 2023, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Neste ano, Viamão participou com nove escolas e sete delas foram para o programa de auditório Arena Geração:  EMEF Alberto Pasqualini; EMEF Humberto de Campos; EMEF Luciana de Abreu; EMEF Monte Alegre/CAIC; EMEF Ricardo Faicker Nunes; EMEF Santa Cecília; e, EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares.

O programa de auditório é um espaço cultural e educativo, que promove o diálogo e a consciência crítica dos adolescentes, sobre temas que envolvem a aprendizagem socioemocional, a saúde sexual e reprodutiva e os diferentes tipos de violência, dentro e fora do ambiente escolar. Os jogos educativos são divididos em grupos e os adolescentes precisam entregar tarefas, além de terem espaço para o diálogo e troca de experiências.

O Geração Consciente iniciou em setembro, com a formação dos professores e início dos desafios, baseados em sete eixos temáticos: emoções e sentimentos; identidade; gênero e sexualidade; estigma, discriminação e preconceito; saúde sexual e reprodutiva; uso abusivo de álcool e outras drogas; e, sonhando alto.

Até o dia 14 de novembro o evento ocorre em Porto Alegre, no Armazém 6 do Cais do Porto. O Geração Consciente é desenvolvido pelo Estado do Rio Grande do Sul e envolve as secretarias municipais de Educação e de Saúde. “Ver o brilho no olhar dos nossos adolescentes, por participarem da Arena, e além disso, poderem apreciar a linda vista do Cais do Porto, local da Arena, com toda a certeza, é sair de lá com a sensação de dever cumprido”, conclui a secretária de Educação de Viamão, Marcia Culau.