18 MAI 2023
EDUCAÇÃO
DIRETORES DE 55 ESCOLAS MUNICIPAIS ASSINAM CARTA DE COMPROMISSO COM O AULA DIGITAL
Nesta quinta-feira, dia 18, os diretores de 54 escolas de Ensino Fundamental I e de uma escola de Educação Infantil assinaram a Carta de Compromisso de Participação no Projeto Aula Digital 2023. O ato de assinatura aconteceu no Salão de Eventos do Complexo Ana Jobim e contou com a participação da equipe diretiva das escolas envolvidas, da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Paramitas e Fundação Telefônica Vivo.

A presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, ressaltou que a renovação do compromisso dará sequência ao trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2018. “É o momento de aprofundarmos as relações e incorporarmos a tecnologia na rotina pedagógica da escola.”

A consultora de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé, relembrou que a parceria com Viamão vem desde 2013. “São vários projetos desenvolvidos com a Secretaria de Educação, desde então. E se a gente consegue levar adiante, é porque existe um comprometimento por parte da Secretaria”, expressa.

Já a secretária de Educação, Marcia Culau, reforça a importância do uso dos equipamentos pelas escolas. “O retorno que estamos dando pode ser maior e melhor. Precisamos incorporar ainda mais o Aula Digital, esta nova rotina, no planejamento dos professores”, explica.

A coordenadora Pedagógica da EMEF Presidente Getúlio Vargas, professora Amanda Jesus Castilhos, conta como venceu as dúvidas e o medo da Maleta Digital. “Tudo que é novo dá uma sensação de medo, de incapacidade, mas quando a gente consegue vencer a procrastinação e olhar para o que te dá medo, mexer e procurar entender, a gente vai soltando o medo e se relacionando com o novo. Fizemos um planejamento para dispor os equipamentos da Maleta a todas as turmas, nos dois turnos, no ano passado. Os professores entenderam e está fluindo e dando resultado em sala de aula.”

A analista Local de Projetos do Instituto Paramitas, Cintia Bauer, fala que o Aula Digital se reinventou após a pandemia. “Em 2023 estamos em um novo momento. Nossa proposta é para que os professores e as equipes diretivas se desacomodem. Neste mês ainda, vamos iniciar as formações. Preparem-se!”

De acordo com Claudia Stippe, o Aula Digital visa criar melhores oportunidades para os estudantes, por meio de tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. “As ações têm por objetivo assessorar os educadores com práticas tecnológicas inovadoras, fortalecendo a autonomia das escolas frente ao uso de recursos tecnológicos”, finaliza.