20 MAI 2014
CAPS, uma nova forma de cuidar

Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Viamão inaugurou dois espaços de atendimento e convivência: o Centro de Atenção Psicossocial  Infantil Aquarela e o CAPS Álcool e Drogas 24h Nova Vida. Estiveram presentes no evento o prefeito Valdir Bonatto, a secretária de Saúde Sandra Sperotto, de Educação Maria Clarice Oliveira e do Transporte e Trânsito Luiz Batista Preuss, entre outras autoridades.

Bonatto ressalta que o trabalho está só começando “o desafio daqui pra frente não é só o atendimento e sim a recuperação completa do paciente” e completa que esse trabalho é fruto de parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde “estamos trabalhando com novas práticas que garantem a construção de políticas públicas integradas capazes de enfrentar, intervir e transformar realidades decorrentes das demandas sociais” finaliza Valdir.

De acordo com a secretária Sandra o momento é especial para a pasta “vamos trabalhar em local adequado, com mais espaço, isto vai oportunizar um melhor atendimento às pessoas e ampliar o acesso ao atendimento” afirma Sperotto.

Logo, para ser atendido no CAPS, pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. Também pode ir sozinha, mas na maioria dos casos é levada pela família, devendo ser acolhida em seu sofrimento a fim de construir um vínculo terapêutico e de confiança entre o profissional e o indivíduo que procura o serviço. Posteriormente é traçado um projeto terapêutico individual, construído de forma estratégica para atender as atividades de maior interesse para eles, respeitando o contexto em que estão inseridos, e atendendo também as suas necessidades.

O usuário neste momento também se compromete a cooperar com o tratamento, seguindo as prescrições médicas, participando de oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, oficinas expressivas (dança, técnicas teatrais, pintura, argila, atividades musicais), oficinas geradora de renda (marcenaria, cerâmica, bijuterias, brechó, artesanato em geral), e oficinas de alfabetização, o que possibilita exercitar a escrita e a leitura, como um recurso importante na reconstrução da cidadania. Nos CAPS também são oferecidas atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, que estimulam a criatividade, a autonomia, e a capacidade de estabelecer relações interpessoais impulsionando-os à inserção social.

Essas oficinas podem contar com a participação da família e da comunidade, que são muito importantes para o processo de reabilitação e reinserção das pessoas portadoras de transtorno mental, pois produzem um grande e variado conjunto de relações de troca, reforçando os laços sociais e afetivos e proporcionando maior inclusão social desses membros. A proposta de cuidado ao portador de transtorno mental no interior dos CAPS é baseada em ações que visam a sua reabilitação psicossocial, pela busca de autonomia e de cidadania, ressaltando a integridade e as influências biopsicossociais no tratamento a ser executado. “Dessa forma, o CAPS é um instrumento que viabiliza a relação entre a família e usuário e entre o usuário e a instituição, incentivando a participação dos familiares, profissionais, e da comunidade nos projetos propostos a fim de gerar parcerias” afirma a secretária da Saúde.

O CAPS Infantil Aquarela acolhe menores de 18 anos, com transtornos mentais graves ou pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas. O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto às quintas-feiras à tarde, onde o expediente é interno.

A coordenadora do CAPS infantil Cristiane Inácio cita o trabalho realizado em um mês de funcionamento “em 30 dias o atendimento diário dobrou, antes eram 15 crianças, hoje são 31. Circulam na casa em torno de 271 crianças por mês”.

Já o CAPS AD 24h Nova Vida oferece tratamento pelo uso prejudicial de álcool e drogas para maiores de 18 anos. Tem acolhimento aberto, das 8 às 21h, de segunda a sábado, com exceção de quintas-feiras à tarde, quando o expediente também é interno. A partir de segunda-feira, 26, atenderá também os casos de emergência durante as 24h. Antes, fora do horário de funcionamento do Centro, os usuários eram atendidos no Hospital de Viamão.

O CAPs Infantil está localizado na avenida Bento Gonçalves, 443, Centro e o CAPS AD 24h está instalado na rua Leopoldo Miguês, 55, São Lucas.

.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024