19 MAI 2014
Luta Antimanicomial enfraquece o estigma da "loucura"

A Secretaria Municipal de Saúde de Viamão promoveu na ultima sexta-feira, 16, evento em comemoração à Semana da Luta Antimanicomial, voltada para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcoole Drogas (CAPS). As ações são em referência ao Dia da Luta, comemorado em 18 de maio.

As atividades ocorreram no calçadão Tapir Rocha, com show de talentos e grupo de música do CAPS, teatro “Nau da Loucura”, “Hotel da Loucura”, “Levanta Favela”, conversa sobre a população de rua, oficinas; muralismo, redução de danos e grafite, grupo de pagode e samba do CAPS.

Por muito tempo, as pessoas que sofriam de tormentos psíquicos eram excluídas totalmente da sociedade, obrigadas a viver em regimes de clausura em manicômicos e tratadas por terapia quase que unicamente medicamentosa. A Semana de Luta Antimanicomial, comemorada anualmente de 13 a 18 de maio, lembra a mudança de paradigma no tratamento dispensado a esses cidadãos.

De loucos e perigosos, essas pessoas passaram a contar no serviço público com uma política que objetiva maior humanização no acolhimento, tratamento e acompanhamento dos seus problemas.

Viamão possui quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcoole Drogas - um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuadaàs pessoas com certas necessidades em decorrência do uso de álcool e outrasdrogas. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Município CarlaLeão, Viamão é referência no estado “a cidade é exemplo no Brasil,trabalhamos de portas abertas para o acolhimento de todas as demandas que sãoencaminhadas para os CAPS, com isto diminuímos em 90% as internações noHospital São Pedro em Porto Alegre” afirma Carla.

Viamão também possui o CAPS Itinerante, que é pioneiro no trabalho e a iniciativaserve para levar o apoio necessário aos dependentes químicos, apresentando-os aos programas que a prefeitura oferece e alertando toda a comunidade sobre o perigo do uso de drogas e álcool.

De acordo com a diretora do Departamento de Avaliação Controle e Auditoria Lisiane Fagundes, a Secretaria trabalha para a melhora do paciente. “Temos em torno de mil pessoas por mês circulando nos CAPS da cidade, buscamos a quebra de paradigmas, o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”.

Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura inaugurará dois espaços de atendimento e convivência: o Centro de Atenção Psicossocial  Infantil Aquarela e o CAPS Álcool e Drogas 24 horas Nova Vida. As cerimônias serão realizadas às 16h30 e às 17h30, respectivamente.

Ø   Histórico da Luta Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru/SP.Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde; está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Ø  Relação dos CAPS em Viamão

CAPS II Renascer– Rua Dois de Novembro, 167, Centro – Telefone: 3492-8913, Horário – 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira.

CAPS II AD Nova Vida – Rua Leopoldo Miguel, 55, Bairro São Lucas – Telefone: 3485-8762, Horário – 08h às 21h de segunda-feira a sábado.

CAPS II Casa Azul – Rua Nossa Senhora de Fátima, 663, Bairro Viamópolis – Telefone 3492- 3089, Horário – 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira.

CAPS Infantil Aquarela – Avenida Bento Gonçalves, 443, Centro – Telefone 3446-6328, Horário – 08h às 17h de segunda-feira a sexta-feira (exceto quinta-feira, que o expediente é até às 12h).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024