29 MAI 2014
Semana do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, comemora-se mundialmente o Dia do Meio Ambiente, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, a fim de tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Em Viamão, a data será comemorada em uma semana, de 2 a 6 de junho, no Calçadão Tapir Rocha. Neste ano acontece também a Gincana da Sustentabilidade, promovida para o público interno da prefeitura. O objetivo da gincana é implementar a coleta seletiva nas secretarias e promover ações de sustentabilidade, como desligar a luz ao sair de uma sala. De acordo com a diretora adjunta, Sandra Berto, a natureza será tema de apresentações artísticas, exposições fotográficas e oficinas de grafite. Uma mesa redonda, com representantes do Meio Ambiente do Estado, do Ministério Público, de entidades comerciais e do município, debaterá, no dia 2 de junho, o tema “O município de possui Unidade de Conservação em seu território tem seu desenvolvimento prejudicado?”, às 18h, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro).

Na terça-feira, dia 3, a programação estará voltada às escolas que receberão palestras sobre educação ambiental. Às 19h, a EMEF Apolinário Alves dos Santos receberá o Movimento RUA – Rastro Urbano de Amor – para falar sobre “Ser, Estar e Pertencer”. A mesma palestra também será oferecida aos alunos da EMEF Vinte de Setembro, às 19h, do dia 4 de junho. O RUA se define por ser um coletivo criativo de arte social que quer transformar a cidade em um lugar mais aprazível, poético e humano.

Na quarta-feira, 4, também serão feitas ao longo do dia, no Calçadão Tapir Rocha, oficinas de reciclagem, com vidro, caixas de frutas, rolinhos de papel higiênico e banners. Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5, diversas atividades acontecerão no Calçadão Tapir Rocha: feira de doação de animais por Ongs e oficina de reciclagem pela Associação de Recicladores de Viamão.

No último dia da Semana do Meio Ambiente, serão plantadas árvores na rua Alcebíades Azeredo dos Santos. No auditório da Secretaria de Educação (Calçadão Tapir Rocha, 49) serão exibidas sessões de desenhos animados com temáticas ambientais. A partir das 17h30, a sessão de cinema virá para rua e será exibida no Calçadão Tapir Rocha. Também estão previstas para o dia exposições fotográficas, esquetes de teatro e varal de poesia.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024