14 NOV 2022
EDUCAÇÃO
DA SANTA ISABEL PARA MADRID: A PROF. JOSELAINE LEVA VIAMÃO E A QUALIDADE DA NOSSA EDUCAÇÃO
A coordenadora Pedagógica e professora do 1º ano da EMEF Nossa Senhora Aparecida, Joselaine Castro, foi convidada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) e Fundação Telefônica Vivo a representar Viamão e apresentar sua experiência em sala de aula no 5º EnlightED Brasil – Reinventando a Educação em um Mundo Digital. A Conferência Mundial de Educação, cujo tema de 2022 é Inovação que Conecta. Educação que Transforma, será realizada de 16 a 18 de novembro, em Madri, na Espanha.

O Aula Digital, projeto da Fundação Telefônica Vivo, iniciou no município em 2018, com o recebimento das maletas digitais para os professores trabalharem a tecnologia como aliada à educação em sala de aula. Os professores receberam capacitação e começaram a usar os equipamentos com os alunos. Joselaine Castro conta que no mesmo dia em que a escola recebeu a maleta, ela já começou a usar. Mas os equipamentos ficaram parados dois anos, devido à pandemia.

Em 2022, a Fundação Telefônica reativou o projeto e proporcionou nova capacitação aos professores e coordenadores pedagógicos para ajudar os estudantes na aprendizagem pós pandemia. Joselaine retomou o uso no primeiro dia. A coordenadora Pedagógica conta que organizou um cronograma de uso dos equipamentos com os demais professores da escola.

“Montamos uma sala permanente para uso dos tablets e organizamos de forma que todas as turmas possam ter acesso à tecnologia, duas vezes na semana. A plataforma é interativa e complementa o conteúdo de sala de aula. Eles estão entendendo e aprendendo muito bem. Agora estamos trabalhando matemática e eles conseguem passar de fase nos jogos interativos, do jeito que aprenderam a contar em sala de aula”, explica.

Joselaine confessa que gosta muito de trabalhar com o apoio tecnológico, por ser um momento prazeroso para eles. Quando recebeu o convite, ela conta que ficou muito emocionada e assustada, ao mesmo tempo. “Foi uma emoção diferente, de satisfação pelo reconhecimento do meu trabalho. Nunca esperei por isso e, quando acontece, acaba abalando as estruturas, te tirando da zona de conforto. Eu vou viajar sozinha, para um lugar que eu não conheço.... dá medo, mas vou com o medo mesmo...”

AULA DIGITAL
Viamão é o terceiro território de atuação do Aula Digital no país e a Fundação Telefônica está levando para a conferência internacional, além de Joselaine, um representante de Manaus e outro de Sergipe, com todas as despesas pagas.

Ficou com vontade de participar? Então, bora! O evento será transmitido ao vivo no Canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo (youtube.com/c/fundacaotelefonicavivo), nos dias 16 (a partir das 14h30) e 17 de novembro.