22 SET 2022
MEIO AMBIENTE
Prefeitura incentiva o plantio de mais de 269 mudas em comemoração ao Dia da Árvore
O Dia da Árvore foi celebrado ontem (21) e hoje, 22, a Prefeitura de Viamão está comemorando a data doando 269 mudas de árvores ornamentais e frutíferas. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) estará orientando o plantio e os cuidados para que a muda se desenvolva. A ação está sendo realizada pela SMMA na Praça Júlio de Castilhos, junto à Feira Agroecológica, e acolhe outros parceiros, como a Coovir, Corsan e Programa de Defesa e Atenção aos Animais.

A Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) estará participando do evento, conscientizando a população sobre a importância da separação do lixo seco do orgânico. E, também estará realizando o cadastro de novos recicladores. A Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) fará parte da ação de conscientização do meio ambiente e distribuirá água quente para o chimarrão. Já o Programa de Defesa e Atenção aos Animais estará com as Ongs parceiras estará orientando como cuidar bem dos seus animaizinhos.

As árvores têm um papel fundamental para a vida. Elas aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sombra e frutos, além de abrigar outras espécies. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e casas. A celulose extraída é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica e aromática.

À tarde, a SMMA fará o plantio de duas espécies, a Tarumã e a Batinga, em um dos jardins da Praça Júlio de Castilhos.

Mudas disponíveis para doação:
Camboatã-vermelho (18 unidades); Ipê-roxo (70 unidades); Araçá-amarelo (15 unidades); Chal-chal (10 unidades); Cocão (20 unidades); Figueira-da-folha-miúda (15 unidades); Timbaúva (10 unidades); Jerivá (06 unidades); Guamirim (20 unidades); Pitanga (15 unidades); Cinamomo (10 unidades); Jambolão (07 unidades); Ingá-verde (20 unidades); Guajuvira (10 unidades); Cerejeira (08 unidades); e, Ingá-banana (15 unidades).

Faça a sua parte: plante uma árvore!